5 dicas de como readaptar sua empresa à rotina do trabalho presencial:

4 minutos para ler

Com a vacinação avançando nos estados, muitas pessoas estão começando a sentir-se mais confiantes para retornar ao trabalho presencial. Com isso, os gestores precisam estar atentos para identificarem o que precisa ser feito nesse momento para garantir uma transição segura.

É o seu caso? Você sabe por onde começar? Confira neste artigo 5 dicas imperdíveis para realizar a transição de uma forma tranquila e segura e tire suas principais dúvidas sobre o tema a seguir.

1. Gere maior distanciamento entre as mesas

Mesmo que a imunização esteja em pleno avanço, fato é que muitas pessoas ainda não coletaram o ciclo vacinal e, ainda, a vacina não impede a transmissão do coronavírus. Por isso, o distanciamento social ainda é importante e ele continua sendo uma regra, em muitas cidades. Muitas prefeituras e governos estaduais ainda estabelecem regras para ambientes fechados.

Por isso, é importante medir o espaço interno do escritório e avaliar como é possível dispor os móveis no ambiente para respeitar o distanciamento social com o máximo de eficiência.

2. Disponibilize álcool em gel

Outro ponto importante é incentivar a higienização constante nos espaços internos. Para isso, é importante disponibilizar álcool em gel em todos os ambientes. Alguns dos locais em que eles devem estar presentes são:

  • entrada do escritório;
  • em cada uma das mesas;
  • banheiro;
  • refeitório;
  • outros espaços nos quais os seus colaboradores circulem.

3. Separe os horários de almoço

Quando as pessoas vão realizar suas refeições, elas ficarão sem máscara e, assim, terão maior possibilidade de transmitirem ou contraírem o coronavírus. E assim, é fundamental evitar aglomeração nesse ambiente. Para isso, você pode dividir o horário de almoço dos colaboradores, fazendo um revezamento no espaço.

Por exemplo, se o local só comporta 2 pessoas com distanciamento e você tem 10 funcionários, faça 5 turnos de almoço de 30 minutos, começando às 11h. É uma forma, assim, de minimizar eventuais impactos e chances de contágio.

Também incentive que as pessoas higienizem o espaço adequadamente, limpando superfícies e seus talheres quando terminarem. Com isso, há maior segurança para todos realizarem sua alimentação adequadamente.

4. Faça uma volta gradual ao escritório

Esse momento deve ser de transição, ou seja, tente não trazer todos os colaboradores ao mesmo tempo para o escritório. Em primeiro lugar, muitos deles se acostumaram com o home office e vão ter problemas de produtividade no início.

Além disso, muitos ainda não se sentem completamente seguros para isso. Assim, a volta gradual não gera um grande choque e poupa o lado emocional dos seus colaboradores.

5. Implemente o trabalho híbrido

Uma forma de garantir um retorno seguro para o presencial é a adoção do trabalho híbrido de forma contínua. Com isso é possível manter “o melhor dos dois mundos” em sua empresa e garantir maior produtividade, conforto e, ao mesmo tempo, proteger seus colaboradores.

Nesse modelo as equipes podem se alternar continuamente no espaço. Assim, por exemplo, os colaboradores que trabalharam na segunda no escritório poderão ficar em casa na terça e retornarem na quarta.

Há a possibilidade, também, de tornar o seu escritório uma espécie de coworking. Nesse caso, a lógica é remote first, ou seja, o remoto é a prioridade e, assim, quem quiser estar no escritório poderá ter essa oportunidade caso queira. Assim, o escritório fica aberto para quem quiser. Isso pode ser interessante para a performance e segurança dos funcionários.

O trabalho presencial pode retornar, com as mudanças necessárias para isso. Com essas dicas você consegue criar um ambiente seguro para todos e realizar um retorno gradual e seguro para todos. Invistam nessas dicas e aos poucos adapte-se para o “novo normal”.

Quer mais dicas interessantes como essa? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos imperdíveis.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.