Anywhere Office: sua empresa está preparada para essa tendência?

6 minutos para ler

Já passou o tempo em que trabalhar significava ir ao mesmo lugar todos os dias, sentar à mesma mesa e usar a mesma estação de trabalho. Com a evolução das ferramentas digitais, aumento da capacidade de internet e evolução da computação em nuvem, as pessoas ganharam a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar — em casa, no escritório da empresa, em um café, em um Coworking, biblioteca etc. Esse novo modelo de trabalho está sendo chamado de anywhere office.

Apesar de ser uma tendência, o Anywhere Office se intensificou durante a pandemia do novo Corona vírus, que fez com que muitas empresas tivessem de interromper as suas atividades presenciais. A solução foi a adoção do home office para que as empresas pudessem manter a sua capacidade produtiva. Com a retomada parcial das atividades, muito profissionais, além do home-office, estão utilizando cafés e Coworkings para trabalhar.

Quer entender melhor o conceito de Anywhere Office e os benefícios que esse novo modelo traz para profissionais e empresas? Continue lendo!

O que é o Anywhere Office?

Com a pandemia e o isolamento social um termo passou a ganhar destaque, o home office, ou seja, o trabalho em casa. O Anywhere Office é uma passo além do home office, pois abre margem para que o local de trabalho deixe de ser fixo. Com a infraestrutura correta, o profissional poderá executar suas funções de qualquer lugar.

Isso abre margem para a criação de empresas 100% virtuais, ou seja, em que não há um espaço físico como sede da corporação. Os sócios podem, por exemplo, utilizar o Coworking para manter um endereço comercial, mas cada colaborador poderá optar pelo local onde executarão as funções, de forma independente.

Um dos colaboradores pode usar o Coworking, enquanto o outro trabalha de casa e outro trabalha em hotéis enquanto viaja. Pela flexibilidade e economia, esse modelo está se tornando uma grande tendência entre os novos empreendedores.

Quais são as vantagens da adoção do Anywhere Office?

Para que você entenda melhor os impactos que esse novo modelo de trabalho pode trazer para os profissionais e empresas, neste tópico trazemos as vantagens da adoção do Anywhere Office. Acompanhe!

Ajuda na atração de novos talentos

Apesar dos altos índices de desemprego, existem algumas áreas no Brasil em que há uma carência de profissionais qualificados, como o setor de tecnologia, o que faz com que as empresas tenham de criar estratégias para disputar os grandes talentos.

Uma das maneiras de atrair essa mão de obra qualificada é oferecendo essa flexibilidade no modelo de trabalho, dando mais liberdade para que o profissional possa trabalhar quando e onde quiser. Além disso, há quebra da barreira geográfica, ou seja, a empresa pode buscar os talentos em qualquer lugar dentro ou fora do Brasil.

Melhora a qualidade de vida dos colaboradores

Mesmo que a empresa tenha uma sede fixa, quando ela dá a opção para que o funcionário atue onde quiser, em casa ou em um Coworking, por exemplo, pode ajudar a reduzir o estresse em algumas ocasiões, como as horas perdidas no trânsito de grandes cidades.

Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, em um dia de trânsito pesado a pessoa pode levar horas para se deslocar nos trajetos de ida e volta do trabalho. Esse tempo perdido poderia ser utilizado pelo profissional em outras áreas de sua vida, como para passar mais tempo com a família, estudar ou se exercitar. Dando a opção para o profissional evitar esse deslocamento, a empresa diminui o seu estresse, aumentando a sua motivação e produtividade.

Permite a redução de gastos da empresa

Muitas das despesas variáveis que as empresas têm, como os gastos com energia elétrica e água, podem ser diminuídos consideravelmente com a adoção do anywhere office. Se necessário, a empresa pode economizar com aluguel, mudando a sua sede para um espaço menor ou até mesmo mudando seu endereço comercial para um Coworking.

Quais são os principais desafios na adoção do anywhere office?

Agora que você já sabe o que é Anywhere Office e seus benefícios, é hora de entender os desafios que as empresas e profissionais que adotam esse modelo de trabalho têm de enfrentar. Confira!

Falta de equilíbrio e sobrecarga de trabalho

Quando trabalhamos em um escritório, com horário fixos, temos uma rotina obrigatória a seguir. A partir do momento em que o modelo de trabalho se torna flexível, o profissional é que deve definir os seus horários e carga de trabalho, e isso pode ser um grande desafio em um primeiro momento.

Pode acontecer dois extremos: o primeiro é a dificuldade do profissional em separar a vida pessoal da vida profissional e virar madrugadas para dar conta de prazos de entrega, prejudicando a sua saúde e a qualidade do trabalho entregue.

O segundo é o profissional, na ânsia de mostrar uma alta produtividade, seja para superar metas, seja para buscar uma promoção, se aproveitar da falta de supervisão para trabalhar em cargas horárias elevadas e acabar também perdendo qualidade de vida e ganhando uma carga de estresse.

O importante é sempre tem bom senso e equilíbrio, sabendo que, mesmo trabalhando de maneira remota, em casa ou fora, você terá de determinar uma carga horária produtiva diária igual teria no escritório da empresa.

Falta de infraestrutura

Para manter a produtividade que você teria trabalhando na empresa, você precisará de uma infraestrutura que dê conta dessa carga de trabalho. Além de ter um computador ou notebook que dê conta do recado, você precisará de uma boa internet, com um bom provedor, uma velocidade que não te deixe na mão e faça com que você perca prazos.

Também não dá para abrir mão da segurança, afinal, os hackers estão sempre buscando maneiras de interceptar dados corporativos. Por isso, é importante que a empresa tenha uma boa política de segurança, com definições de backup, criação de senhas fortes, com trocas periódicas e controle de acesso. Já os profissionais deverão trabalhar sempre com softwares originais e atualizados.

Como vimos, a pandemia apenas acelerou um processo que era inevitável: a adoção do Anywhere Office como um modelo de trabalho nas empresas.

Com a transformação digital, a tendência é que esse modelo se torne um padrão e que os encontros presenciais nas empresas se tornem esporádicos, pois até mesmo as reuniões de alinhamento de ideias podem ser realizadas de maneira remota. Se a sua empresa ainda não estudou a possibilidade de aderir ao Anywhere Office, pode estar perdendo a oportunidade de ganhar um diferencial competitivo.

Gostou do post? Então, assine já a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas novidades.

Posts relacionados

3 comentários em “Anywhere Office: sua empresa está preparada para essa tendência?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.