Aprenda a trabalhar em home office usando o Microsoft Teams

4 minutos para ler

A situação atual que vivemos, com essa pandemia mundial, trouxe a tona uma necessidade de adaptação e mudanças para as empresas, que precisam se manter ativas e, ao mesmo tempo, proteger os seus colaboradores e familiares. Encontrar novas alternativas para continuar produzindo nesse momento, torna-se necessário, ao mesmo tempo em que gera desafios para os gestores sobre como manter as atividades.

Com isso, o home office torna-se mais adotado internamente, com as equipes trabalhando em casa e mantendo a produtividade. Para isso, é importante contar com as ferramentas adequadas em mãos para conseguir gerenciar suas equipes.

A Microsoft, nesse momento delicado, liberou, por 90 dias, para todos os usuários, a ferramenta Microsoft Teams. Vamos falar sobre ela e como pode auxiliar em seu trabalho. Como será que o Home office e o Microsoft Teams conseguem caminhar juntos para aumentar o desempenho e a segurança das equipes? Confira!

O que é o Microsoft Teams?

O Microsoft Teams é uma espécie de workplace online, baseado em chat, que integra pessoas, conteúdos e ferramentas em um único espaço, de forma a melhorar o engajamento dos times que estão atuando de forma remota.

Permite-se, assim, ter um gerenciamento de diversas conversas em um mesmo ambiente de controle, conseguindo conversar com os times de forma otimizada e eficiente.              

Quais suas principais funcionalidades?

O Microsoft Teams tem algumas funcionalidades que são fundamentais para conseguir manter um bom trabalho durante o período de isolamento, mantendo um melhor gerenciamento dos times. Veja as principais delas a seguir.

  • envio de mensagens para os membros, substituindo a necessidade de disparo de e-mails;
  • criação de um grupo para cada projeto;
  • criação de níveis de trocas de informação, de acordo com os objetivos estabelecidos;
  • menções de membros para gerar lembrete ou notificação, bem como determinar a quem aquela mensagem está direcionada;
  • permissão para que os membros possam reagir aos comentários ou mensagens, tal como em uma rede social;
  • notificações sobre mudanças no canal (adição e remoção de membros, alteração no nome da equipe, indicação de atividades, entre outros);
  • possibilidade de chamadas de áudio e vídeo, de forma individual ou entre todos os membros da equipe;
  • possibilidade de desfoque do ambiente gravado, não gerando distrações para os demais membros sobre o local ao redor do colaborador;
  • integração com o Outlook para acompanhamento do calendário de reuniões e tarefas;
  • integração com os bots e com o Office 365, bem como outros aplicativos de produtividade (Trello, Evernote, Jira, entre outros).

Com isso, já deu para perceber que estamos falando de uma ferramenta bastante poderosa, não é mesmo?

Como ativar a ferramenta durante o lockdown?

O Microsoft Teams é uma ferramenta paga que está liberada para o grande público no período de pandemia, desde o dia 12 de março, como uma forma para obter melhores resultados no trabalho home office. Para ativar a ferramenta, você deve:

  • se for gestor ou colaborador, se inscrever no site na versão freemium do Teams ou então utilizando seu e-mail de trabalho;
  • profissionais de TI que trabalham para empresas que não estão licenciadas para o uso do Teams podem experimentar por meio da oferta gratuita do Office 365 E1 (duração de 6 meses).

O Home office e o Microsoft Teams podem trabalhar lado a lado para garantir a normalidade das ações em sua empresa, minimizando os impactos do momento de transformação que estamos vivendo. Apesar de parecer uma “moda” passageira, o home office é uma tendência mundial e bem implantada com as ferramenta corretas, aumenta a produtividade das equipes e proporciona uma maior qualidade de vida aos seus colaboradores.

Gostou deste conteúdo? Então é hora de compartilhá-lo em suas redes sociais e levá-lo para sua rede de amigos e colegas, para que mais pessoas possam aproveitar as funcionalidades e ter um home office seguro neste período.

Posts relacionados

Um comentário em “Aprenda a trabalhar em home office usando o Microsoft Teams

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.