Armazenamento de dados na nuvem: saiba o que é e quais são os benefícios

6 minutos para ler

Você sabe o que é armazenamento de dados em nuvem? É um serviço que possibilita o armazenamento de dados de forma remota em múltiplos servidores, que formam um ambiente integrado. Há uma série de provedores e planos de armazenamento em nuvem, direcionados para pessoas físicas, que guardam os seus dados pessoais e para as empresas, que utilizam como repositórios de dados corporativos e/ou como backup.

O armazenamento de dados corporativos em nuvem é uma tendência cada vez mais adotada por empresas de todos os portes e segmentos, que buscam ampliar consideravelmente a capacidade de adotar soluções tecnológicas robustas. 

Para que você entenda a importância do armazenamento de dados na nuvem, apresentaremos os seus principais benefícios neste conteúdo. Confira!

Quais são os benefícios de contar com o armazenamento em nuvem?

Veja abaixo quais são os benefícios que a sua empresa obtém ao adotar o armazenamento nuvem, em relação ao modelo tradicional. Acompanhe!

Ajuda no aprimoramento da segurança

O aumento da produção de dados corporativos tem chamado a atenção dos criminosos virtuais, que criam estratégias e mecanismos robustos para violar essas informações. Por isso, é de suma importância que as empresas invistam em ambientes seguros na hora de armazenar esses dados.

Ao utilizar o armazenamento em nuvem contratado de um bom provedor, a empresa conta com uma série de camadas de segurança, no qual se destacam a criptografia de dados — que inviabilizam o acesso ao conteúdo, mesmo que ele seja interceptado por terceiros no caminho entre o computador do cliente e o servidor. No armazenamento interno, principalmente de pequenas e médias empresas, nem sempre há esse nível de proteção.

Facilita a automação do backup

A adoção do armazenamento em nuvem facilita a automação dos processos de backup. Isso porque, o ambiente de armazenamento já está pronto, com criptografia e redundância. A empresa só precisa criar as políticas para o backup e recuperação de desastres e adotar um bom sistema para automatizá-lo.

Possibilita o ganho de espaço

Para contar com servidores físicos internos, a empresa precisa fazer investimentos pesados em equipamentos, periféricos, sistemas de refrigeração e uma boa equipe para manter toda essa infraestrutura. Além disso, a corporação perderá um espaço considerável para alocar essa estrutura.

Com o armazenamento em nuvem, a empresa deixa de ocupar esse espaço, pois todo acesso é remoto, e a infraestrutura física fica alocada no data center do provedor — que é responsável por toda a atualização e manutenção. Além disso, a empresa reduz consideravelmente uma série de custos, que são repassados para outras áreas estratégicas.

Entrega mais acessibilidade

A adoção do armazenamento em nuvem possibilita que a empresa adote novos regimes de trabalho, como o home office e o anywhere office. Isso porque, o colaborador acessa os dados de qualquer dispositivo e local, desde que tenha autorização. Para isso, basta uma conexão de internet e um dispositivo de acesso — notebook, smartphone, tablet ou desktop.

Facilita a colaboração

Outro benefício em contar com um armazenamento em nuvem é a facilidade de colaboração remota entre a equipe. Os colaboradores trabalham em um mesmo projeto, utilizando o mesmo diretório e arquivos, sem que um atrapalhe o outro. 

Tudo é salvo automaticamente, sem que uma edição sobreponha a outra. É uma excelente oportunidade para as empresas que estão abalando em regime home office, como acontece durante o período de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.

Facilita a escalabilidade

Com uma infraestrutura física, uma empresa que trabalha com períodos de sazonalidade, corre o risco de perder desempenho de suas soluções de TI, por falta de recursos computacionais. Algumas optam por manter servidores acima da capacidade para suprir essa necessidade, o que gera custos de manutenção, sem retorno, na maior parte do ano.

Com o armazenamento em nuvem, a empresa passa a contar com um ambiente altamente escalável, que é expandido ou retraído conforme as demandas da empresa, com a simples troca de plano com o provedor. Quer mais recursos computacionais? Contrate mais. Quer reduzir? contrate menos. Simples!

Entrega um diferencial competitivo

Outro fator importante que o armazenamento em nuvem entrega é um diferencial competitivo para a empresa, que passa a ter uma capacidade de crescimento tecnológico maior do que empresas que operam com servidores físicos de baixa qualidade. A flexibilidade, segurança e escalabilidade, dão mais tranquilidade para que os gestores invistam tempo e dinheiro em outras áreas estratégicas.

Como escolher o melhor serviço de armazenamento em nuvem?

Agora que já conhecemos os principais benefícios de contar com a computação em nuvem, vamos entender o que você deve avaliar na hora de escolher o seu provedor. Confira!

Verifique o nível do suporte

Os problemas nunca chegam com hora marcada, não é mesmo? Por isso, ao contratar um serviço, é de suma importância avaliar o nível do suporte prestado. No caso do armazenamento em nuvem, que deve ser oferecido de forma ininterrupta, as falhas podem custar caro se não forem solucionadas com agilidade.

Por isso, busque provedores que ofereçam suporte em tempo integral, com disponibilidade 24×7. Busque informações com a empresa escolhida sobre esse suporte e, principalmente, com os clientes atuais.

Analise as políticas de segurança

Já falamos neste post sobre o interesse dos criminosos virtuais por dados corporativos, sendo assim, ao escolher o seu provedor, fique atento às suas políticas de segurança e se eles oferecem tecnologias como criptografia e outras que entregam novas camadas de proteção.

Avalie a credibilidade a empresa

Existem várias maneiras de avaliar a credibilidade de uma empresa. Uma delas é visitar sites que analisem a experiência do consumidor, como o Reclame Aqui. Há também a possibilidade de avaliar opiniões nas redes sociais, por meio de tags com o nome da empresa. Por último, a maneira mais confiável é sempre colher opinião com clientes reais da empresa, sobre a sua experiência com os serviços recebidos.

Como vimos, o armazenamento de dados na nuvem muda a sua empresa de patamar ao facilitar uma série de processos. Para ter acesso a todos os benefícios, é importante que você escolha um bom provedor. Aqui na 4Biit, temos o que é necessário para que o seu negócio seja bem atendido, com segurança e um excelente suporte.

Gostou do post e quer saber como contar com um armazenamento em nuvem de qualidade para a sua empresa? Entre em contato conosco e descubra como.

Posts relacionados

4 comentários em “Armazenamento de dados na nuvem: saiba o que é e quais são os benefícios

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.