Boas práticas de segurança para uso do e-mail em ambientes corporativos

4 minutos para ler

Os casos de vazamento de informações ou de sequestro de dados em empresas estão cada vez mais comuns em nossa sociedade. Pouca gente sabe ainda, mas a grande maioria desses casos de crimes cibernéticos começam com a abertura de um simples e-mail.

Pensando nisso, vamos listar aqui as boas práticas para uso do seu e-mail corporativo (vale para o seu e-mail pessoal também, em alguns casos que vamos citar aqui). Fique atento(a)!

1. Envio de confirmações de dados por bancos ou instituições financeiras.

É o caso mais comum, onde os hackers enviam e-mails muito parecidos com um e-mail padrão do banco, mas temos que lembrar que as instituições não enviam mais qualquer e-mail solicitando senhas ou confirmações cadastrais.

Hoje está tudo automatizado e ligado ao seu telefone celular ou aplicativo do banco.

Em caso de dúvidas, ligue para o seu gerente ou se dirija a uma agência mais próxima.

2. Desconfie de mensagens (e-mails) que contêm anexos ou links, principalmente se:

  • oferecerem vantagens ou dinheiro rápido;
  • promoções “imperdíveis”;
  • fotos de amigo(a), marido, mulher ou parentes;
  • cobranças que você não está esperando;
  • boletos bancários.

Na maioria dos softwares para leitura de e-mails, se você colocar o mouse em cima do remetente, vai aparecer o endereço. Copie este link e entre em contato com o seu parceiro de TI para tirar essa dúvida se realmente é confiável.

3. Links recebidos em e-mails de pessoas estranhas:

Não clique em links que apareçam no conteúdo da mensagem de correio eletrônico. Esse procedimento é especialmente importante em mensagens cuja origem não seja absolutamente fidedigna. O endereço que aparece no texto pode ser facilmente reencaminhado para seus contatos, pode conter vírus ou outras “pragas virtuais”.

Apague-as e, principalmente, não caia na tentação de responder ou fazer download de anexos, isso confirmará a existência da sua conta.

A exemplo, citamos a técnica de “phishing” que utiliza cartas falsas de entidades bancárias ou instituições financeiras com links redirecionados e que levam o usuários a divulgar dados sensíveis.

4. Cuidado ao utilizar o seu e-mail corporativo:

Não use e-mail institucional para efetuar cadastros em listas ou redes sociais.  Caso seja um “hard user” de redes sociais e tem o hábito de testar softwares na Internet, recomenda-se NÃO USAR e-mail institucional e sim o pessoal. Mesmo assim, tome precauções necessárias para não divulgação de seus dados.

5. Não se transforme em um “spammer”:

Não fique reenviando correntes da sorte, distribuindo boatos (hoaxes), divulgando informações que podem NÃO ser do interesse dos seus contatos. Grande parte dessas mensagens também possuem vírus ou “pragas digitais”, não dissemine-as.

6. Tenha um AntiSpam confiável:

É sua primeira linha de defesa! Recomendamos trabalhar com tecnologias que avaliam reputação de remetentes constantemente, trabalhando desde o assunto ao corpo das mensagens. O bloqueio deve ser antecipado, ou seja, antes de chegar na caixa de mensagens, prevenindo contra ataques associados a Phishing.

Malware, Ransomware e outras pragas afetam milhões de pessoas todos os dias. Muitas vezes essas pragas se instalam silenciosamente e roubam dados como documentos e senhas para mais tarde aplicarem diversos golpes. Por isso é essencial que sua solução de Anti-spam seja confiável.

7. Opte por senhas fortes:

As senhas de baixa complexidade, ou seja, um tipo de senha que é previsível, possível de ser descoberta em poucas tentativas. Algo simples para um programa especializado em desvendar senhas, muito utilizado por hackers.

Para que a segurança dessa conta e dos nossos sistemas sejam preservados, sugerimos que cadastre uma senha de padrão mais complexo.

Uma senha forte deve conter, pelo menos, 8 caracteres, compostos de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Ex: Ab584@RB$!

Nosso suporte, aqui na 4biit.com está pronto para te orientar em caso de dúvidas no envio e/ou recebimento de e-mails. Usamos as ferramentas mais avançadas e seguras do mundo, mas o seu papel é fundamental para manter o seu negócio e a sua empresa seguras.

Conte com a GENTE, sempre!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.