Como fazer backup na nuvem? Veja o passo a passo para adotar na sua empresa

6 minutos para ler

Saber como funciona o backup em nuvem é fundamental para que você possa garantir a realização dos trabalhos no dia a dia das empresas. Ele permite recuperar informações importantes diante de uma série de problemas que podem acontecer, como queima de servidores internos, incêndios, acidentes com informações, entre outros pontos.

O backup em nuvem tem uma série de vantagens e precisa ser bem implementado para proporcionar a segurança necessária para as suas rotinas organizacionais. Mas como adotá-lo?

Confira a seguir um passo a passo que poderá ajudá-lo neste processo. Boa leitura.

Como funciona o backup em nuvem

Para quem talvez não conheça ainda como funciona o backup online, é importante tirar essa dúvida para garantir escolhas melhor embasadas nessa questão. Estamos falando de questões estratégias para a proteção dos dados do negócio e, portanto, é fundamental evitar falhas nos processos.

O backup em nuvem é um processo no qual o armazenamento de segurança dos dados das empresas fica em servidores externos, que pertencem a empresas que fornecem o serviço de cloud computing. O acesso aos dados pode ser feito a partir de qualquer dispositivo, de modo remoto.

Ele tem o objetivo, portanto, de proteger os dados de forma segura e eficiente, facilitando os processos de recuperação, quando necessário.

O armazenamento é feito de modo seguro e eficiente, desde que você conte com fornecedores responsáveis e confiáveis para este fim. Por isso, sempre busque empresas que tenham experiência no fornecimento e, ao mesmo tempo, que atuem de forma séria e responsável no dia a dia.

Vantagens do backup em nuvem

Uma questão importante é identificar quais são as vantagens de contar com o backup em nuvem. Confira a seguir alguns benefícios de contar com esse serviço:

  • possibilidade de acesso remoto: você pode fazer a recuperação das informações em qualquer dispositivo, a qualquer momento, pois eles estão armazenados de forma externa e acessíveis a partir da internet;
  • informações criptografadas: é possível adicionar essa camada de proteção e minimizar as chances de que os dados possam ser utilizados para atividades fraudulentas em caso de interceptação;
  • redução de custos em relação aos modelos tradicionais: não há custos de manutenção de servidores internos, bem como também não é preciso realizar trocas de itens físicos por estarem aquém das demandas do seu negócio, o que pode acarretar em custos mais altos. Com o backup em nuvem, você pode pagar pelo uso apenas do que precisa, podendo trazer maior possibilidade de escalabilidade e previsão de gastos a longo prazo;
  • contar com profissionais especializados: a manutenção dos servidores em nuvem e proteção dos dados é feita por profissionais especializados neste tipo de tecnologia, alocados nas empresas fornecedoras. Então você consegue certificar-se de que não terá problemas ou, caso seja preciso realizar algum tipo de suporte, que será atendido por especialistas no assunto;
  • foco na sua empresa: a partir do momento em que boa parte das ações de manutenção e controle são realizadas de forma externa, pela empresa fornecedora, seus profissionais de tecnologia podem focar em questões relacionadas com core business e, assim, trazer maior fluidez nas atividades deles em sua empresa;
  • agilidade: qualquer tipo de problema pode ser resolvido rapidamente pelo suporte da empresa fornecedora. E, também, é possível ter maior rapidez para retomada dos serviços com a recuperação dos dados de forma ágil e eficiente.

Passo a passo do backup em nuvem

Ok, agora que você entende a importância do backup em nuvem, é hora de identificar o passo a passo para a sua implementação. Vamos ajudá-lo nisso a seguir.

Verifique a demanda de armazenamento

Um primeiro ponto é identificar qual o atual cenário de dados da sua empresa: qual o volume atual? Quais dados estão sendo armazenados de forma redundante? O que tem maior urgência para ser inserido no backup em nuvem?

Em outras palavras: o primeiro passo é olhar para dentro da sua empresa e identificar qual o atual cenário, as demandas, os principais pontos de vulnerabilidade para ataques cibernéticos e o que é preciso para resolver essas questões.

Escolha uma boa solução de backup

Hoje temos diversas empresas atuantes no mercado de backup em nuvem, que fornecem o serviço. Por isso, é fundamental investigar sobre cada uma delas na parte de prospecção, a fim de identificar quais são os pontos fortes e fracos no dia a dia.

Alguns pontos que precisam ser avaliados quando você está em busca do serviço para seu negócio são:

  • se a empresa adota medidas de proteção e segurança para evitar problemas em seus serviços de backup em nuvem;
  • se a empresa possui times de suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, para realizar qualquer tipo de atendimento caso seja necessário, de forma rápida e eficiente, pois a indisponibilidade do serviço de backup em nuvem também pode paralisar as atividades da sua empresa;
  • feedback dos outros clientes: você pode identificar quais são os relatos de usuários do serviço de backup em nuvem, a fim de identificar se passaram por algum tipo de problema durante o contrato e ter maior segurança ao optar pelo serviço;
  • analisar se há reclamações no mercado: outro ponto importante é, também, verificar se há registros de reclamações sobre a empresa. Confira em sites especializados de reclamações (como o Reclame Aqui) e em fóruns especializados para conferir se há algum tipo de problema no serviço da empresa.

Implemente soluções de segurança no backup

As empresas operam com algumas camadas de segurança importantes para os dados da sua empresa, mas é importante, também, que você opere com proteções extras. Lembre-se que esses são pontos sempre que os hackers estão de olho em busca de vulnerabilidades existentes.

Por isso, tenha também o suporte de especialistas em segurança da informação ao seu lado para conseguir melhores resultados na proteção das informações.

Saber como fazer backup em nuvem tem um papel fundamental para proporcionar um melhor funcionamento da sua empresa, ao mesmo tempo em que também proporciona cuidados fundamentais para impedir a ação de cibercriminosos e evitar problemas para a segurança da sua empresa.

Além do backup em nuvem, implementar um gerenciamento em cloud para a sua empresa (indo além do armazenamento de dados) pode ser uma forma de otimizar a produtividade. Leia nosso artigo sobre o assunto e tire suas dúvidas sobre essa relação.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.