Confira os benefícios de migrar para a computação em nuvem

8 minutos para ler

Você sabe o que é computação em nuvem? É muito comum ouvir esse termo dentro e fora dos círculos de TI, mas para algumas pessoas ele ainda é bastante confuso. Geralmente atrelado a termos como “nuvem pública”, “Software as a Service” e tantos outros conceitos complexos, a nuvem pode parecer complicada demais e esconder seus benefícios.

Mas uma empresa consegue fazer muita coisa ao migrar seus dados para a nuvem. Quer entender de uma vez por todas o que isso quer dizer e como o seu negócio pode se beneficiar disso? Continue a leitura!

O que é computação em nuvem?

Computação em nuvem é qualquer serviço de armazenamento, banco de dados, rede, análise, inteligência ou processamento de software realizado pela internet. Trata-se da utilização de recursos computacionais de terceiros para aumentar a eficiência, o espaço disponível e a capacidade computacional de recursos locais, como computadores ou smartphones.

Um tipo de serviço em nuvem muito comum e utilizado por todas as empresas é o acesso remoto a e-mail feito por meio de browser. Outras infraestruturas mais robustas contam com armazenamento ilimitado de dados, processamento de aplicações e até serviços que podem ser utilizados remotamente.

A nuvem traz várias vantagens para as empresas, como escalabilidade, economia e aumento da produtividade. Há opções distintas de nuvem, como a nuvem pública (como o Microsoft Azure), a nuvem privada (um serviço de nuvem criado e gerenciado pela própria empresa) ou híbrida, um tipo de nuvem que mistura características de nuvem pública e privada e compartilha dados entre elas.

Quais são os benefícios de migrar para a nuvem?

Quais são os benefícios para as empresas que escolhem encarar o desafio e migrar para a computação em nuvem? Confira alguns deles e veja como vão tornar o seu negócio mais eficiente.

Aumento da competitividade

Quer ser mais competitivo? Então é hora de considerar a computação em nuvem para a sua empresa. O recurso pode ajudar o seu negócio a se destacar de concorrentes e garantir um lugar entre os líderes de mercado. Mas como ele faz isso?

Empresas que se adaptam mais rapidamente às mudanças tecnológicas são mais competitivas que as demais e quem opta pela computação em nuvem tem essa vantagem. Implementar atualizações, melhorias e até adotar novos recursos é mais fácil quando toda a computação do negócio está na nuvem, por isso, migrar é uma maneira de se tornar mais eficiente e competitivo.

Segurança da informação

Segurança da informação, ou a proteção dos dados confidenciais e valiosos que a sua empresa armazena hoje localmente, é um dos benefícios que vêm com a migração para a nuvem. Não são só recursos como firewalls, grupos e zonas de segurança organizados em camadas que ajudam a proteger melhor os dados corporativos, mas também toda a expertise dos profissionais que são responsáveis por manter os servidores remotos em que as informações e aplicações da sua empresa ficarão armazenadas.

Quem oferece o serviço de nuvem investe bastante em pessoal para lidar com as tentativas de fraude e invasão que a sua empresa não conseguiria contornar com uma TI reduzida. Por isso, as suas informações estão muito mais seguras na nuvem.

Opção mais sustentável

Além de ser melhor para a competitividade da sua empresa e a segurança da informação, a computação em nuvem ainda traz vantagens em relação à sustentabilidade. Servidores consomem muita energia e, dependendo do porte do seu negócio, você precisará não só de gastar mais desse recurso, mas também de dispor de mais espaço para armazená-los.

Alocando os recursos de servidores de empresas como a Microsoft, sua empresa consome menos e tem menor impacto na emissão de gases que causam o efeito estufa.

Economia de recursos

O benefício mais atraente da computação em nuvem para a maioria dos negócios, porém, é a economia de recursos. Operar com uma infraestrutura interna mais enxuta, sem precisar manter servidores e data centers, além dos profissionais necessários para cuidar deles todos os dias, corta uma grande parte dos custos do departamento de TI e libera orçamento para outras atividades. Assim, a sua empresa pode investir mais em coisas importantes, como segurança da informação, mantendo os mesmos custos que tem hoje ou até com mais economia.

Quem oferece os serviços de nuvem é que se responsabiliza por manter estáveis e acessíveis os dados da empresa. Por isso, é muito importante encontrar um fornecedor de confiança para garantir que as economias não serão perdidas em horas de downtime.

Escalabilidade e capacidade de crescer

Todas as empresas querem crescer, conquistar mais clientes e se tornarem líderes em seus segmentos. É muito mais fácil fazer isso quando se pode contar com o auxílio da computação em nuvem. Escalar serviços online é uma tarefa muito mais fácil e está a alguns cliques de distância. Por isso, uma empresa pode atender com facilidade 100 ou 1000 clientes sem que isso impacte diretamente na maneira como presta os seus serviços.

A nuvem é menos engessada, não é preciso gastar dinheiro com software quando precisar escalar o seu serviço, nem é necessário ficar com equipamento parado se estiver atendendo menos clientes do que espera.

Como migrar para a nuvem com sucesso?

Está quase pronto para migrar para a nuvem? Veja o que deve ter atenção para ter sucesso.

Defina a arquitetura de nuvem que vai utilizar

Escolha a infraestrutura de nuvem que vai precisar, entre pública, privada e híbrida. A arquitetura deve ser correspondente ao uso da nuvem que a sua empresa fará, portanto, converse com especialistas e apresente as demandas de TI que enfrenta no dia a dia.

Calcule quanto espaço precisa

Defina qual é o tamanho da infraestrutura de nuvem que a sua empresa vai ocupar. Um dos benefícios da nuvem é o custo escalável, ou seja, o fato de que você só paga pelo quanto for usar, por isso essa etapa é tão importante.

Determinar o número de funcionários que terá acesso ao sistema também é uma necessidade, já que o volume de pessoas que trafega pela sua infraestrutura de nuvem também pode influenciar os custos.

Analise os custos e fornecedores

Compare os fornecedores quanto à qualidade do serviço, ao preço das ofertas e ao tipo de suporte que oferecem. No momento da migração, dê preferência para aqueles que oferecem consultoria por todo o processo, tanto ajudando os seus colaboradores a migrarem dados para a nuvem quanto auxiliando-os na hora de utilizar os novos repositórios de informação.

Procure referências e converse com o fornecedor antes de dar início ao processo, para garantir que ele consguirá lidar com a sua demanda. Confira também certificações que garantem a disponibilidade e qualidade do serviço de nuvem contratado e opte sempre por aqueles que trabalhem com serviços de ponta, como o Azure.

Por que escolher Microsoft Azure?

O Azure é uma nuvem pública completa, com funcionalidades que vão ajudar a sua empresa a se diferenciar das demais. A solução entregue pela Microsoft conta não apenas com espaço para a sua empresa armazenar dados, mas também APIs cognitivas, Machine Learning, Blockchain as a Service, chatbots e está disponível em mais regiões do globo do que todos os outros serviços concorrentes.

Além disso, a Microsoft oferece opções de nuvem híbrida que cabem no seu bolso e tornam mais simples a criação de aplicações, o gerenciamento e a segurança de dados, bem como o gerenciamento da plataforma de dados e de identidades para garantir a proteção das informações da sua empresa. Tudo isso integrado às soluções corporativas Microsoft 365, Dynamics 365 e Power BI.

É questão de tempo até que todas as empresas tenham migrado para a nuvem. Os benefícios são imensos e, com o fornecedor certo, a sua empresa consegue experimentar todos eles depois de um curto período de implementação.

Gostou de conhecer mais sobre computação em nuvem e entender por que é vantagem para a sua empresa migrar? Dê o próximo passo e fale com um de nossos consultores!

Posts relacionados

2 comentários em “Confira os benefícios de migrar para a computação em nuvem

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.