Conheça as 5 principais soluções Microsoft Azure

6 minutos para ler

Na hora de escolher soluções digitais para aprimorar as rotinas da sua empresa, nada melhor do que priorizar uma organização que seja a maior referência no ramo, não é mesmo? Nesse sentido, a Microsoft segue como a principal fornecedora de ferramentas tecnológicas de alto nível.

Com a popularização da computação em nuvem, a gigante fundada por Bill Gates não ficou de fora. Neste post, falaremos das soluções Microsoft Azure e suas principais vantagens para qualquer empresa, independentemente do segmento. Boa leitura!

Quais são as soluções do Microsoft Azure?

O Azure é, basicamente, uma plataforma de armazenamento e de execução de mídias que opera com vários serviços interligados de computação em nuvem. Turbinado pelo poderio da Microsoft, esse programa combina banco de dados, rede, serviços móveis, de web e outros.

Não à toa, o mercado financeiro é um dos setores que se entusiasmaram com a solução da Microsoft. Caso você queira saber mais sobre as funcionalidades da plataforma, temos um post bem completo sobre ele. Neste tópico, apresentaremos as soluções específicas que o programa oferece para os contratantes.

1. Ambiente híbrido

Primeiro, é importante destacar que o Azure conta com a função de backup automatizado de dados, além de disponibilizar armazenamento remoto para os arquivos.

Há ainda a possibilidade de guardar programas de armazenamento híbrido. Nessa funcionalidade, uma parte é alocada de forma local e a outra fica na nuvem. Essa abordagem garante alto desempenho, principalmente na hora do acesso, e segurança — uma vez que as informações sensíveis estarão na nuvem.

2. Escala automática de servidores

A ambição de toda empresa é crescer e gerar mais lucros, certo? Para apoiar esse objetivo, nada melhor do que ter a possibilidade de escalar as suas soluções digitais de acordo com as demandas do negócio.

Com o Azure, os profissionais conseguem modificar a quantidade de recursos contratados de maneira dinâmica. Isso porque a plataforma opera com ferramentas dedicadas a escalar os serviços automaticamente, de acordo com as preferências dos gestores.

3. Integração com o Big Data

O Big Data pode ser resumido como a capacidade de analisar grandes volumes de dados, presentes e acessíveis na internet, e transformá-los em conhecimento relevante para a empresa. Por meio dele será mais fácil estudar o mercado, estabelecer padrões com base no próprio histórico digital da empresa e até mesmo antecipar tendências.

Como as ferramentas de Big Data são capazes de analisar posts em redes sociais e percorrer o histórico de venda, os analistas conseguem municiar as equipes de marketing e vendas com informações altamente relevantes. O Azure é capaz de potencializar tudo isso, ajudando os gestores a obterem insights relevantes.

Isso pode ser exemplificado por meio da ferramenta Azure HDInsight, que se integra a uma das principais soluções de Big Data e análise de dados e facilita a inserção dos dados na nuvem. Desse modo, os profissionais conseguirão potencializar o número de registros que serão utilizados durante o trabalho com os dados.

Além disso, os analistas também conseguem exportar todas as informações obtidas para outros programas da Microsoft, como o Excel. Dessa forma, a visualização dos registros será realizada com facilidade e permitindo a descoberta de novas informações — de maneira ágil e precisa.

4. Alta disponibilidade

Atualmente, uma solução digital não é muito útil se as suas funcionalidades ficam fora do ar e inacessíveis por muito tempo. A Microsoft sabe disso e investiu pesado para estabelecer impressionantes 99,99% em disponibilidade dos serviços do Azure.

Isso garante que o risco de parada dos ambientes seja bem reduzido, transformando essa ferramenta em um ótimo investimento. Caso alguma falha ocorra, o alto nível de disponibilidade garante que não haja perdas financeiras significativas para o negócio.

5. Backup com baixo custo

Podemos dizer que o backup no Azure aposenta as clássicas fitas e rotinas na hora de salvar os dados, uma vez que ele oferece flexibilidade para escolher os dados que você deseja proteger. O tempo de proteção pode ser estendido em até 99 anos, o que gera economia — uma vez que você paga de acordo com o que consumir.

Assim, sem deixar de lado a segurança e eficiência, a plataforma da Microsoft exige muito menos tempo da equipe de TI. Como as rotinas de backup são automatizadas, esses profissionais não precisarão se dedicar à essa tarefa e poderão ser alocados pelos gestores em outras atividades.

6. Economia com licenças

Como a Microsoft é uma das empresas que mais vendem programas no mundo, é possível que a sua empresa já conte com algum desses softwares operando no negócio. A boa notícia é que isso torna mais barata a contratação do Azure.

Isso ocorre por meio do chamado “Benefício Híbrido Azure”. Trata-se de uma vantagem específica que proporciona que você traga para a plataforma suas licenças locais do Windows Server e do SQL Server com o Software Assurance.

Esse benefício ajuda a reduzir de forma significativa os gastos de execução das cargas de trabalho na nuvem — e o melhor, sem perder em disponibilidade e desempenho.

Como nós podemos ajudar o seu negócio?

Como pudemos ver até aqui, o Azure é uma ferramenta que potencializa a utilização da computação em nuvem, uma tecnologia imprescindível nos dias de hoje. Para garantir que tudo ocorra de forma otimizada dentro do negócio, nada melhor do que contar com profissionais entendidos do assunto para garantir uma implementação adequada da plataforma.

Dessa forma, será possível viabilizar o acesso aos computadores de qualquer forma e realizar a rotina de backups. Além disso, há outro aspecto que deve ser levado em consideração: implementar o Azure de forma inadequada em seu negócio pode comprometer a segurança da sua rede corporativa e dos seus dados internos.

Afinal de contas, a nuvem envolve o salvamento de arquivos diretamente na internet, sem a necessidade de adquirir dispositivos internos. Embora bastante prática, essa funcionalidade exige profissionais de alto nível para manter a integridade das suas informações confidenciais, uma vez que os hackers podem invadir a rede e sequestrar dados.

Assim, para evitar qualquer descuido, procure a 4biit.com. Desse modo, será possível aproveitar todas as soluções Microsoft Azure de forma segura. Como se não bastasse, nossos profissionais poderão auxiliá-lo na hora de explorar todas as funcionalidades da ferramenta — você poderá conferir como a plataforma potencializa toda a sua cloud.

Gostou do post e se interessou pela possibilidade de contratar o Azure? Então, não hesite em entrar em contato conosco para saber mais sobre como adquiri-lo!

Posts relacionados

3 comentários em “Conheça as 5 principais soluções Microsoft Azure

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.