Entenda como o backup em nuvem funciona e como fazer na prática

6 minutos para ler

Investimentos em segurança da informação, na maioria das vezes, custam menos do que solucionar problemas com invasão de dados em sistemas empresariais. O backup em nuvem é uma excelente alternativa nesse sentido, visto que atua de forma preventiva, contribuindo para a empresa se manter operacional e competitiva a maior parte do tempo.

Neste artigo, além de falar da importância e benefícios do backup em nuvem, explicaremos as diferenças em relação ao armazenamento em nuvem. Daremos também dicas importantes de como realizar o backup na nuvem, explicando porque outras alternativas não valem a pena. Para entender melhor sobre o tema, continue a leitura até o final!

O que é backup em nuvem?

O backup na nuvem é a guarda de sistemas, arquivos e dados em um data center fora da empresa. Além disso, para fazer o acesso deles, é preciso uma conexão com a Internet. Mais do que contribuir na recuperação e acesso rápido dessas informações, o backup em nuvem é conhecido por ser um excelente meio de promover a segurança da informação na empresa.

Como funciona o backup em nuvem?

Um ponto fundamental sobre o funcionamento do backup em nuvem é o intervalo pré-definido para a execução das cópias de segurança. A redundância de servidores é um recurso que permite recuperar dados de forma rápida, caso algum sinistro ocorra no dispositivo principal de armazenamento na nuvem.

Quais os benefícios do backup em nuvem?

Soluções de backup em nuvem contribuem na transformação digital do negócio, à medida que promovem maior segurança dos dados. Dentre outros benefícios, é possível mencionar:

  • processo automatizado, reduzindo a incidência de erros e esquecimentos por parte dos profissionais;
  • flexibilidade, de modo que os recursos de backup são dimensionados de acordo com as demandas de momento da empresa;
  • possibilidade de acessar dados do negócio em qualquer lugar, mediante um dispositivo conectado à Internet;
  • economia, pois o backup em nuvem dispensa o uso de um computador que atua como servidor e demais dispositivos de hardware e software.

Quais as diferenças entre armazenamento em nuvem e backup em nuvem?

Pode parecer que ambos significam a mesma coisa em um primeiro momento. No entanto, existem diferenças entre eles, sendo que a seguir falaremos sobre três delas: foco principal, segurança e tipo de sincronização.

Foco

Quando a empresa armazena seus dados em nuvem, o objetivo é promover integração e sincronização de sistemas e dispositivos. Já o foco do backup em nuvem está em promover a segurança da informação, por meio de uma cópia dos arquivos e programas usados no negócio.

Segurança

Dado que a segurança não é o foco do armazenamento em nuvem, os controles de acesso aos dados são feitos normalmente pelos próprios usuários. Em um backup, essa responsabilidade passa a ser de um gestor, que deve definir quais pessoas terão permissão para acessar as cópias de segurança da empresa.

Tipo de sincronização

O backup na nuvem, uma vez que é feito em um intervalo, preza pelo menor consumo de tráfego na rede. Diferentemente disso, o armazenamento em nuvem faz a atualização e sincronização de forma automática. Basta lembrar, por exemplo, do Google Docs, em que, a cada edição feita, o documento é salvo imediatamente.

Como fazer um backup na nuvem?

É preciso adotar alguns procedimentos para que o backup na nuvem promova os benefícios citados e as melhorias que o negócio precisa. Acompanhe as subseções a seguir e veja quais são as principais boas práticas a serem implementadas!

Levante os custos

A solução de backup em nuvem que se deseja contratar tem custo-benefício e está dentro do orçamento? Ter clareza desde o início evitará problemas relacionados, por exemplo, com a rescisão de contrato com uma empresa especializada. Além disso, o levantamento de custos tem relação direta com a análise de necessidades do negócio, bem como deve estar alinhado com os objetivos estratégicos da organização.

Conte com um backup local

Apesar de rápido, o backup na nuvem pode demorar a ser acionado em virtude da distância, principalmente se o volume de dados for grande. Portanto, guardar localmente algumas informações nas máquinas da empresa é uma boa prática, por garantir a eficiência operacional do negócio.

Criptografe os dados

A criptografia reduz drasticamente o risco de os dados da empresa serem interceptados por terceiros. Além disso, uma chave de acesso ao backup em nuvem deve ser criada e não esquecida. Se ela for perdida, todo o trabalho é perdido, forçando uma nova rotina de backup. Os algoritmos de criptografia são atualizados constantemente, no intuito de aumentar o esforço computacional por parte dos atacantes e reduzir o risco de ataques aos dados da empresa.

Faça testes

Antes de contratar uma solução de backup em nuvem, é crucial fazer testes e verificar se ela realmente atende às demandas do negócio. Em outras palavras, a recomendação é usar a solução de teste para reproduzir cenários reais, inclusive envolvendo, por exemplo, a chave criptográfica.

Quais as outras alternativas ao backup em nuvem e por que não valem a pena?

Embora possa suprir as necessidades atuais de uma empresa, o backup em servidor local geralmente tem um custo elevado e deixa um pouco a desejar na parte de segurança. Exceto se alguns dados forem preservados de forma local por razões estratégicas, a recomendação é migrar toda a infraestrutura de TI para a nuvem.

Como a 4biit.com pode ajudar sua empresa com o backup em nuvem?

A 4biit.com possui soluções que trazem maior segurança aos dados do seu negócio. Trabalhamos com o Microsoft Azure, uma solução de nuvem que propicia eficiência, produtividade e mobilidade no acesso remoto de documentos. Contar com uma empresa especializada é fundamental para que o backup em nuvem seja o mais qualificado possível, evitando a perda ou a invasão de dados por indivíduos maliciosos.

O backup em nuvem, como visto no texto, é focado em promover segurança aos dados da empresa, pela criação das cópias de arquivos e sistemas. Portanto, é um investimento muito mais barato do que solucionar um problema relacionado com perda ou sequestro de dados.

Gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre as soluções da 4biit.com e como podem impactar o seu negócio? Acesse o nosso site agora mesmo!

Posts relacionados

2 comentários em “Entenda como o backup em nuvem funciona e como fazer na prática

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.