Gerenciamento em cloud: como ele ajuda a otimizar a produtividade?

4 minutos para ler

Com a imersão na transformação digital, boa parte das empresas estão migrando — de forma total ou parcial — a sua infraestrutura de TI para a nuvem.

As companhias menores e com o orçamento apertado aproveitam os benefícios que a nuvem pública oferece. Já aquelas que trabalham com sistemas mais robustos e optam por um modelo híbrido, podem dosar entre o ambiente público e o privado. Por fim, as grandes empresas têm migrado a infraestrutura completa para os ambientes 100% privados.

Não importa o tamanho ou segmento das corporações: o gerenciamento em cloud veio para ficar — e cabe aos profissionais da tecnologia da informação viabilizar essa transição, com a indicação de boas infraestruturas, com um gerenciamento sólido e seguro, e que garanta a boa produtividade e proteção dos dados.

Neste post, vamos entender como funciona o gerenciamento em cloud e como ele contribui para o ganho de produtividade das empresas. Confira!

Quais são os níveis de gerenciamento em cloud?

Para que possamos nos aprofundar no gerenciamento em cloud, vamos entender quais são os níveis de gerenciamento mais comuns utilizados nas empresas quando o assunto é computação em nuvem.

Gerenciamento de dados

O armazenamento de dados em nuvem foi o primeiro serviço em cloud a se popularizar. Esse backup de dados geralmente faz parte de uma estratégia de recuperação de desastres que visa o retorno das atividades corporativas ao normal o mais rápido possível — e as ferramentas de gerenciamento de nuvem permitem que esse processo seja automatizado. 

Gerenciamento de conteúdo 

O uso de diferentes tipos de nuvens — privada e pública — para hospedar o conteúdo, com diferentes requisitos de acessibilidade, pode ajudar a empresa a economizar custos, principalmente quando o conteúdo não é acessado de forma recorrente e nem exige itens de segurança robustos.

Gerenciamento de aplicativos

Muitas empresas adotaram os sistemas de gestão em nuvem com foco na segurança, acessibilidade e atualizações automáticas.

O gerenciamento em nuvem permite que as organizações monitorem o uso de aplicativos nativos de nuvem. Além disso, é possível aumentar ou reduzir os recursos de processamento ou armazenamento quando necessário, pagando sempre apenas pelo que utilizam, sem recursos ociosos ou restritos.

Quais são os benefícios do gerenciamento em cloud?

Veja, a seguir, como o gerenciamento em cloud pode contribuir para o aumento de produtividade das empresas, além de reduzir custos e simplificar processos:

  • custos reduzidos — com as soluções em nuvem, você sempre pagará apenas pelos recursos que utilizar, sem a necessidade de investir pesado em infraestrutura física;
  • segurança — os provedores se preocupam com a segurança e trabalham com base em uma série de políticas rígidas para manter os dados seguros;
  • flexibilidade — com o gerenciamento em cloud, a empresa sempre trabalha com os recursos necessários para a sua demanda, podendo reduzir ou aumentar de acordo com a necessidade;
  • mobilidade — a necessidade de trabalho remoto por conta da pandemia explicitou um grande benefício do gerenciamento em cloud, que é a possibilidade de trabalhar de qualquer dispositivo conectado;
  • análise de dados — os dados armazenados na nuvem podem ser integrados a ferramentas analíticas, facilitando a obtenção de insights;
  • colaboração — como as informações na nuvem podem ser acessadas em qualquer local, os trabalhos colaborativos podem ser realizados, mesmo com os colaboradores distantes geograficamente.
  • atualizações automáticas — os provedores de SaaS fazem as atualizações de forma automática e periódica, sem a necessidade de intervenção do usuário.

Como vimos, o gerenciamento em cloud não é uma tendência, mas uma necessidade para as empresas que querem se manter competitivas nesse momento de transformação digital.

Para conseguir fazer esse gerenciamento com qualidade, é de suma importância contar com provedores de qualidade — principalmente se a sua empresa não contar com uma equipe de TI interna de parceiros especializados para preparar e cuidar dessa infraestrutura.

Gostou do post? Sua empresa utiliza soluções em nuvem? Diga-nos nos comentários quais são os desafios que vocês enfrentam nessa gestão!

Posts relacionados

3 comentários em “Gerenciamento em cloud: como ele ajuda a otimizar a produtividade?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.