Como instalar o Windows 11 no seu computador (com ou sem o TPM 2.0)?

4 minutos para ler

O Windows 11 é a mais nova versão da família de sistemas operacionais Windows NT, anunciada em 24 de junho de 2021, e desenvolvida pela Microsoft. Com o lançamento em 5 de outubro de 2021, é o sucessor do Windows 10, lançado seis anos antes.

Versões do sistema Operacional

O Windows 11, semelhante ao Windows 10, possui 3 versões:

  1. Windows 11 para uso doméstico, ou Home, que é aquela versão que vem pré-instalada na grande maioria dos notebooks e desktops do mercado;
  2. Windows 11 para uso em empresas, ou Professional, que é aquela que consegue se “juntar” ao domínio do Windows Server, tendo a sua segurança aprimorada e gerenciamento centralizado;
  3. Windows 11 para uso em grandes empresas, ou Enterprise, que é basicamente o Windows 11 Professional com algumas características adicionais de virtualização e mobilidade.

Tipos de instalação

Você pode fazer a instalação do Windows 11 de 4 formas, sendo que ela começou a ser distribuída para computadores licenciados desde o lançamento do produto.

Windows Update: É a forma mais simples de fazer para quem está acostumado a manter seu computador atualizado.

No Windows 10, clique no botão iniciar e digite atualizações. Vai aparecer a opção para Verificar se há atualizações. Se o seu computador já tiver preparado para a atualização, aparecerá a mensagem para você e basta clicar que ele continuará o processo, como se fosse uma atualização que você já está acostumado a instalar, só que um pouco mais demorada.

Assistente de Instalação do Windows 11: É a opção para quem ainda não recebeu o alerta no Windows Update mas quer atualizar o seu Windows, sem perder as configurações prévias.

Nesse caso verificar antes se o Windows 10 está na versão 2004, pelo menos, e se tem 9GB de espaço livre. Se tudo estiver correto, clique aqui.

Criando uma mídia de instalação: Caso você queira fazer uma reinstalação do seu computador com o Windows 11 ou se quiser fazer uma instalação limpa, essa é a melhor opção.

Aqui é importante que o seu computador atenda aos requisitos mínimos para instalar o Windows 11, uma licença válida do produto e recomendamos o uso de um pendrive de 8GB pelo menos. Caso esteja tudo ok com o seu computador, clique aqui para baixar a ferramenta de criação de m´ídia.

Baixando a Imagem do Disco (ISO) do Windows 11: Se você é um usuário que quer criar uma mídia de instalação inicializável ou criar uma máquina virtual, essa é opção correta.

Lembramos que essa ISO terá várias edições do Windows 11, mas será instalada aquela que corresponder a chave que você digitar. Para baixar a ISO, clique aqui para acessar o link oficial da Microsoft que ficará disponível para você, após seleção da versão e idioma, por 24 horas.

Como instalar em um computador que não tem o TPM?

O Trusted Platform Module (TPM) é, explicando de forma breve, um componente dedicado ao armazenamento de chaves de criptografias do computador construído para proteger dados dos usuários e do sistema.

Se o seu computador não tem esse componente na versão 2.0 ou superior, você não conseguirá instalar da forma convencional, então vamos explicar o que você precisa fazer para realizar a instalação.

Existe um aplicativo gratuito chamado Rufus. Ele serve para criar principalmente Pendrives de Boot para instalação de sistemas operacionais nas estações de trabalho ou servidores. Você pode baixá-lo clicando aqui.

Depois que baixar, você irá usar o arquivo ISO que baixou seguindo os passos anteriores nesse post.

Clique em Selecionar, escolha o caminho onde está o arquivo ISO do Windows 11 e em seguida selecione em Opções de Imagem, Extended Windows 11 Installation (no TPM), semelhante a foto abaixo:

Após criado o disco, basta dar boot no seu computador ou notebook, selecionar o pendrive e proceder com a instalação.

Vale destacar que instalar o sistema pode gerar incompatibilidade com games e aplicações, que exigem que o sistema tenha o suporte a essa tecnologia.

Então é isso! Caso tenha gostado desse tutorial, envie para seus amigos e não esqueça de se inscrever no nosso Blog para ter acesso ao melhor da tecnologia para pequenas e médias empresas.

Posts relacionados

Um comentário em “Como instalar o Windows 11 no seu computador (com ou sem o TPM 2.0)?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.