Internet lenta na empresa: quais os motivos e como resolver?

3 minutos para ler

Internet lenta na empresa? Entre os problemas que podem ser enfrentados no dia a dia, nenhum atrapalha tanto a produtividade do seu time quanto este. Afinal, com a popularização dos serviços de nuvem, seja para o armazenamento de arquivos ou de aplicações, nunca estivemos tão dependentes em uma conexão forte com a internet quanto agora.

Você sabia que 90% das empresas de médio porte no Brasil já utilizam estes serviços? Pois é. Por isso lidar quanto antes com a internet lenta deve estar entre as suas prioridades. 

Confira algumas dicas para melhorar a sua conexão e solucionar problemas de velocidade.

Posição do roteador

Você sabia que a posição do seu roteador influencia na qualidade da conexão? A proximidade com objetos eletrônicos que possam dar interferência na conexão é um problema, bem como barreiras físicas como paredes, portas, vasos de plantas e outros itens podem prejudicar os sinais enviados pelo seu roteador. 

Se este é o problema que está causando lentidão na sua conexão, uma simples mudança de posicionamento do roteador é o suficiente para notar melhorias na conexão de internet empresarial.

Qualidade do modem

Às vezes, porém, mudar a posição do roteador não é o suficiente para notar melhoras. Então é preciso investigar outras causas que podem estar deixando a sua internet lenta.

A qualidade do modem é uma delas. O modem é um aparelho eletrônico e, assim como acontece com um celular ou um computador, ele pode ser de boa ou má qualidade, bem como pode ficar desatualizado com o tempo.

Verifique se não é o seu modem que está incompatível com o tipo de conexão e a quantidade de dispositivos na rede local. Se este for o problema, substituir o equipamento por um de melhor qualidade é o suficiente para resolver problemas de conexão.

Problemas na fiação

Talvez toda a sua rede seja cabeada e as interferências no roteador não sejam o grande problema. Nesse caso, é hora de investigar a qualidade do cabeamento utilizado pela sua empresa.

Os fios são parte da infraestrutura física de qualquer rede de internet e podem apresentar defeito depois de alguns anos de uso. A substituição do cabeamento vai ajudá-lo a lidar com problemas de lentidão na internet.

Excesso de conexões

Por último, verifique se a quantidade de conexões — entre dispositivos da empresa e dispositivos de funcionários, como celulares e tablets — não ultrapassa a capacidade do modem e do roteador. Quando isso acontece, é comum que a internet fique devagar.

Substituir o roteador por um que suporta mais conexões é uma excelente alternativa para solucionar este problema. Outras maneiras de lidar com ele são proibindo a conexão de dispositivos que não são parte da malha da empresa.

Problemas como a lentidão na conexão de internet podem ser solucionados com rapidez quando a sua organização conta com a ajuda de uma consultoria de TI

Os técnicos especializados das consultorias de TI podem lidar com uma variedade de demandas, incluindo aquelas referentes a internet lenta e são os mais aptos a resolverem o seu problema sem prejudicar a produtividade dos colaboradores no meio tempo.

Ainda enfrentando problemas com internet lenta na empresa mesmo depois de seguir as dicas deste tutorial? Fale agora mesmo com um representante da 4biit.com e descubra como podemos ajudá-lo!

Posts relacionados

3 comentários em “Internet lenta na empresa: quais os motivos e como resolver?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.