Já ouviu falar em escritório inteligente? Saiba como implementá-lo

4 minutos para ler

Você sabe o que é um escritório inteligente? Trata-se de um conceito de uma nova configuração dos ambientes laborais, que permita oferecer aos funcionários o máximo de tecnologias possíveis para otimizar as atividades de trabalho, minimizando a recorrência de ações repetitivas e permitindo que os profissionais possam se dedicar a tarefas essenciais para o dia a dia dos negócios.

A partir disso é possível ter dinâmicas diferenciadas entre os profissionais, incluindo até mesmo um incentivo à inovação e, consequentemente, maior produtividade. Com isso, é possível conquistar maior potencial de expansão e destaque no mercado.

Mas afinal, como trazer esse novo modelo para seu negócio? Saiba mais a seguir.

Adote mais tecnologias nas salas

Em primeiro lugar, a inteligência nos escritórios começa, justamente, pela adoção de tecnologias que permitem ações mais inteligentes no dia a dia. Nesse ponto, as ferramentas derivadas da inteligência artificial possuem uma grande importância nos processos internos.

Mas não é só isso que permite maior facilidade. Algumas das soluções importantes para isso são:

  • internet das coisas (por exemplo, uso de iluminação inteligente para que as luzes apaguem quando não tiver pessoas presentes, economizando com custos acerca da energia ou smart plugues para minimizar o consumo de energia pelos aparelhos);
  • serviços de áudio e vídeo de maior eficiência;
  • uso do metaverso (que está em desenvolvimento justamente para os escritórios inteligentes);
  • roteadores mais modernos e com maior eficiência.

Invista em inovação constante

Escritórios inteligentes precisam sempre estarem na vanguarda no uso de tecnologias, não é mesmo? Por isso é fundamental que os profissionais de tecnologia e gestores estejam empenhados em atuar de forma conjunta para trazer o maior número de inovações possível e que sejam concernentes com as lógicas internas do negócio.

Por isso os profissionais precisam estar atentos sobre as principais tendências do mercado, se informando sobre quais são as questões que estão ganhando maior importância no momento e, assim, trazer novidades importantes para otimizar ainda mais as rotinas.

Melhore a segurança da informação

Fato é: quanto mais o escritório fica inteligente, mais informações circulam no espaço. Isso representa, consequentemente, mais riscos de problemas com vazamentos e cibercrimes. Por isso, é importante também potencializar a segurança da informação no dia a dia.

Assim, adote protocolos de segurança importantes, com o que há de mais moderno no mercado. Além disso, considere também os planos de contingência para saber o que fazer caso, mesmo com todas as medidas, ainda ocorra algum tipo de problema. Afinal, gerenciar riscos é saber que nem sempre é possível evitar todos os problemas.

Invista em virtualização dos serviços

A virtualização dos serviços é importante, também, para otimizar um escritório inteligente e, principalmente, viabilizar até mesmo uma possibilidade de modelo de trabalho remote first. A virtualização diz respeito a permitir que determinados serviços ocorram sem a necessidade de depender de uma pessoa específica para realizá-lo.

Por exemplo, o atendimento ao cliente pode ser virutalizado por meio de chatbot, podendo reduzir o número de pessoas que realiza este tipo de serviço em seu negócio. Além disso, o cliente pode ter atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, para questões que o bot consegue resolver. Com isso, aumenta a satisfação do cliente.

Contar com os escritórios inteligentes pode ser altamente vantajoso para seu negócio. Alguns de seus benefícios são:

  • aumento da produtividade;
  • aumento da satisfação dos seus colaboradores;
  • redução de custos internos.

Os escritórios inteligentes são o futuro dos negócios. Esse ponto foi potencializado pela pandemia e a tendência é que cada vez mais ocorra uma exigência maior sobre essas questões. Por isso, se você quer sair a frente dos seus concorrentes, é fundamental começar a mudar essas questões o quanto antes e comece a modernização do seu negócio.

Gostou desta dica? Então acompanhe outros conteúdos imperdíveis no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.