O que é mobilidade empresarial e qual a sua importância?

6 minutos para ler

Nas últimas décadas as empresas vêm passando por um processo de transição do modelo tradicional de trabalho para a utilização de plataformas e metodologias mais flexíveis e dinâmicas. Se antes a imagem de um trabalhador comum era de uma pessoa sentado em uma mesa com um computador, para a nova geração, isso remete ao passado.

Algumas empresas ainda mantêm esse modelo tradicional, até por questão de necessidade — afinal, algumas atividades realmente dependem de monitores grandes e espaço em mesas. Mas a verdade é que muitas das atividades corporativas podem ser migradas para plataformas móveis, o que oferece oportunidades para que os colaboradores possam produzir, mesmo sem estar no escritório.

Neste post, vamos entender o que é a mobilidade empresarial, e os benefícios que esse processo pode trazer para a sua empresa. Confira!

O que é mobilidade empresarial?

Foi o tempo que a utilização de tecnologias móveis eram restritas a uso pessoal, pois, com os smartphones e tablets cada vez mais potentes e próximos ao desempenho de computadores, as empresas têm apostado na utilização de soluções corporativas amigáveis a esse tipo de dispositivo.

É um processo natural de migração, afinal, se é possível fazer as mesmas operações por computadores e dispositivos móveis, não há a necessidade de manter o colaborador preso a uma mesa e engessar a sua capacidade de trabalho quando ele estiver fora da sede da empresa.

Um bom exemplo são as equipes de marketing e vendas, que muitas das vezes precisam ir a campo para fazer visitas, analisar regiões, participar de feiras e congressos. Esses profissionais podem manter sua produtividade acessando o sistema de gestão diretamente do smartphone na região em que estão, podendo aproveitar o networking para fechar negócios a distância.

Para manter a segurança, muitas empresas disponibilizam smartphones corporativos para que não haja risco dos colaboradores misturarem arquivos pesados e corporativos além de reduzir a possibilidade de problemas de segurança que um colaborador pode sofrer ao baixar um arquivo ou clicar em um link em seu smartphone pessoal.

Em suma, podemos dizer que o termo mobilidade empresarial vem da adição de práticas que desburocratiza a produtividade, com a utilização de tecnologia móveis dentro das corporações — incluindo a utilização de aplicativos de gestão corporativa que consigam dar a mesma idade de trabalho que os programas utilizados em desktops e notebooks.

Quais são os benefícios da mobilidade corporativa?

Agora que já entendemos o que é mobilidade corporativa, vamos entender os benefícios que a adoção desse modelo de trabalho, quando implementado de maneira adequada, pode trazer para uma empresa. Confira!

Otimização da produtividade

Alguns gestores mais conservadores temem que a liberação de dispositivos móveis como ferramentas de trabalho possa prejudicar a produtividade. Esse tipo de percepção vem pelo fato da maioria das pessoas utilizarem os seus dispositivos móveis como ferramentas de entretenimento.

Essa percepção não equivale à realidade dos profissionais das novas gerações, que têm o dispositivo móvel como extensão de suas atividades diárias. Eles não utilizam os smartphones apenas no entretenimento, eles compram, estudam, checam e-mails, fazem transações bancárias, leem livros, ouvem músicas entre outra série de atividades diárias em seus smartphones. Porque o trabalho deveria ficar fora desse padrão? 

Não faz sentido para um jovem que vive a maior parte de seu dia no século XXI, no trabalho voltar para o século XX — tendo que ficar preso a uma mesa e um computador. A empresa que não adotar essa flexibilidade, além de prejudicar a produtividade, afastará os novos talentos.

Quando a empresa viabiliza a mobilidade corporativa, ela permite que o colaborador possa adiantar uma série de atividades, como atendimento de chamadas de vídeo, participações em reuniões, entregas de relatórios entre outras atividades, de forma remota. Assim, ele consegue estender sua atuação, oferecendo muito mais produtividade, onde quer que ele esteja.

Maior velocidade para a resolução de problemas

Outro benéfico da mobilidade empresarial é a agilidade na resolução de problemas, ou seja, como o colaborador não precisa estar necessariamente dentro da corporação para atuar, o hiato entre a detecção de um problema e sua resolução pode ser menor.

Mesmo se o colaborador responsável pela resolução de uma demanda esteja ausente da cidade, viajando a trabalho, ele poderá acessar o sistema de gestão, participar de reuniões via vídeo chamada, resolvendo ou coordenado uma resolução de problemas com a mesma eficiência que teria presencialmente, aumentando a capacidade da empresa em atender as demanda de mercado com velocidade, ganhando um diferencial competitivo.

Aumento da motivação dos colaboradores

Quando a empresa viabiliza o trabalho móvel e disponibiliza smartphones para os seus colaboradores, permitindo que eles possam trabalhar de forma remota ou híbrida, além de agilizar seus processos, promove uma valorização dos funcionários.

Além de provar que a empresa está disposta a investir no aumento de sua performance, facilitando sua atuação, a empresa atrai colaboradores da nova geração, que estão em busca de modelos de trabalho mais modernos. 

Por exemplo, em regiões metropolitanas, em que o colaborador precisa se deslocar horas para ir e voltar do trabalho, ele pode cumprir parte de seu expediente em casa ou em um coworking próximo de sua residência, ganhando mais qualidade de vida.

Redução de custos

A aquisição e manutenção de dispositivos móveis costuma ser mais barata que a de computadores e serviços. Além disso, os apps de smartphones são mais leves, hospedados em nuvem e atualizados de forma automática pelos desenvolvedores. 

A união entre manutenção mais barata, hospedagem em nuvem — reduzindo a necessidade de servidores internos — e redução dos custos de energia, permite à empresa direcionar parte de sua receita para áreas mais estratégicas.

Para economizar mais ainda, a empresa pode fazer parcerias com operadoras de internet móvel para obter planos corporativos, para que os colaboradores não tenham que arcar com internet por conta própria e nem fiquem dependem de wifi em regiões onde não há boa cobertura. 

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é mobilidade empresarial e os benefícios que a adoção desse modelo de trabalho pode trazer para sua empresa. Para que os benefícios dessa prática sejam alcançados de forma plena, é de suma importância contar com um parceiro de TI para fazer essa implementação, afinal, para garantir a proteção de dados corporativos, integração dos dados e sistemas, o processo precisa ser feito de forma correta e certificada.

Gostou do post? Quer saber como a 4biit.com pode ajudar a sua empresa na implantação da mobilidade empresarial, garantindo desempenho e segurança? Entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.