O que é multicloud e quais são os benefícios de adotar essa estratégia?

4 minutos para ler

A computação em nuvem mostrou ser bastante benéfica para as empresas. O aumento na segurança e a automatização de algumas rotinas são alguns fatores de grande relevância nesse sentido, tornando os processos internos, em geral, mais ágeis e produtivos.

No entanto, você sabia que é possível também combinar nuvens públicas, privadas e híbridas, para potencializar ainda mais os resultados do negócio?

Neste artigo, vamos explicar o que é multicloud e quais são os seus principais benefícios, além de mostrar como ela pode ser implementada e servir de suporte para as estratégias de negócio.

Para ficar por dentro deste tema tão importante, continue a leitura do post até o final!

O que é multicloud?

Quando a empresa implementa a multicloud, ela está adotando nuvens múltiplas, como as públicas, privadas e híbridas. Isso ocorre porque nem sempre uma ou outra abordagem é suficiente para suprir as necessidades do negócio, sendo necessário, portanto, contar com o serviço de vários provedores diferentes.

Na prática, é possível, por exemplo, ter um provedor atuando somente no backup de dados e outro para a operação dos sistemas da organização, de modo que estejam sempre disponíveis, mesmo nos picos de demanda.

Quando a empresa contrata a multicloud, o gestor tem acesso a um sistema em que ele pode criar uma conta e acessar todos os serviços relacionados.

Quais são os seus principais benefícios?

Dado que vários provedores de nuvem diferentes atuam de forma simultânea, a empresa pode obter importantes diferenciais competitivos.

Para conhecer melhor os seus principais benefícios, acompanhe os tópicos a seguir!

Otimização de custos

Quando se adota a multicloud, é possível reduzir e otimizar custos em virtude da negociação com vários fornecedores diferentes.

Como vamos falar a seguir, a segurança é outro ponto reforçado pela multicloud, implicando no fato que a empresa terá um risco muito menor de gastar para recuperar dados sequestrados em algum ataque virtual, por exemplo — o que, infelizmente, tem se tornado bastante comum.

Segurança no armazenamento de dados

Com a multicloud, é possível aumentar — e muito — a segurança dos dados, em especial dos mais sensíveis e críticos.

Além disso, a ação de criminosos virtuais se torna menos passível de acontecer, como o ataque DDoS, que é quando os servidores da empresa são atacados e acabam se tornando indisponíveis.

Otimização da infraestrutura

A multicloud permite uma flexibilidade e personalização maior na infraestrutura de TI. Em outras palavras, a empresa consegue gerenciar melhor os seus recursos tecnológicos — de modo a otimizar os custos —, em virtude da maior facilidade em negociar melhores condições junto aos fornecedores de nuvem.

Como adotá-la na empresa de forma eficiente?

Uma das primeiras coisas a se fazer nesse sentido é usar um provedor global de conectividade, visto que ele promoverá um nível melhor de operação. Além disso, é crucial ter um serviço responsável pela integração entre os vários provedores de nuvem.

Outro ponto a ser destacado é a adoção de um software específico, que permita o monitoramento contínuo e eficiente de todos os serviços na nuvem.

A multicloud é a implementação de vários provedores de nuvem diferentes na empresa. O objetivo é promover maior flexibilidade e personalização à infraestrutura de TI do negócio, de modo a otimizar custos e reforçar a segurança da informação. Dessa forma, a companhia se torna mais competitiva e com um elevado potencial de crescimento a médio e longo prazo.

Agora que você entendeu o que é multicloud, aproveite para curtir a nossa página no Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.