Entenda como funciona o Power BI e o porquê de adotar essa ferramenta

6 minutos para ler

O Excel é uma ferramenta que possui diversos recursos úteis ao negócio. No entanto, em projetos de maior porte, é possível que os colaboradores encontrem algumas limitações nele, relacionadas, por exemplo, com a capacidade de apresentar certas informações. Soluções como o Power BI podem ser adotadas nesse sentido, inclusive por meio de planilhas do Excel.

A ideia é extrair o máximo de conhecimento estratégico dos dados do negócio, servindo de base para a melhoria de processos e tomadas de decisão dos gestores. Para entender melhor o funcionamento do Power BI, suas vantagens e diferenças em relação ao Excel, continue a leitura até o final!

O que é Power BI?

O Power BI é uma solução da Microsoft focada em Business Intelligence, ou inteligência de negócios. Em poucas palavras, este termo designa o uso que as empresas fazem dos seus dados, uma vez coletados de fontes internas e externas. O objetivo é verificar quais aspectos podem ser trabalhados na empresa, de modo a aumentar as vendas e o ticket médio dos produtos ou serviços vendidos, por exemplo.

Uma característica que não podemos esquecer do Power BI é que ele pode ser usado por colaboradores não técnicos. Na prática, a ferramenta é bastante intuitiva, servindo na análise, visualização e compartilhamento de informações do negócio. Vale também destacar que o Power BI se integra a várias outras ferramentas da Microsoft, aumentando o seu poder de processar dados, fornecendo insights valiosos a colaboradores e gestores.

Como funciona?

Um dos principais objetivos do Power BI é tornar a análise de dados do negócio menos dependente do setor de TI. Em linhas gerais, podemos resumir o funcionamento da ferramenta pela captação, reunião e apresentação de informações oriundas de fontes diversas, como:

  • planilhas do Excel;
  • dados de sistemas de gestão;
  • análise de concorrentes.

O Power BI reúne dados de diferentes origens e formatos em uma única interface. Com ele, é possível acompanhar indicadores de performance e saber se os resultados que a empresa está obtendo condiz ou não com as metas e objetivos estabelecidos. Uma vez apresentadas as informações em forma de gráficos e planilhas, por exemplo, eles podem ser facilmente compartilhados, dada a possibilidade de acesso via navegador.

Existe também a possibilidade de ter o Power BI Desktop, que é instalado na máquina dos usuários. A colaboração se torna ainda melhor pelo fato de existir a versão do aplicativo para dispositivos móveis, compatíveis com sistemas operacionais mobile como Android e iOS.

Quais as diferenças entre o Power BI e o Excel?

Embora possam ser usados de forma conjunta, o Power BI e o Excel possuem diferenças significativas. Fazendo um comparativo em relação a relatórios, o Power BI leva uma vantagem considerável em cima do Excel. A razão disso é que o leque de opções do primeiro é bem maior do que o segundo, permitindo representações variadas dos dados.

Outro recurso que difere nas ferramentas é a filtragem cruzada de dados. O procedimento consiste em unir planilhas e extrair informação relevante, sendo que no Power BI os recursos voltados para esse fim são mais avançados. Em relação a velocidade de carregamento, a performance do Excel é menor do que a do Power BI, visto que este pode carregar grandes volumes de dados em pouco tempo.

Quais as vantagens do Power BI?

O Power BI ajuda diretamente as empresas a serem mais competitivas, por meio do aproveitamento estratégico dos seus dados. Com a transformação digital, as empresas precisam cada vez mais estar atentas à sua capacidade em processar e extrair conhecimento dos dados, visando manter e aumentar sua relevância no mercado. Confira, a seguir, as principais vantagens de usar o Power BI!

Facilidade de implementação e uso

O setor de TI da empresa não precisa ser tão acionado quando da implementação do Power BI. Como falamos, ele pode ser obtido tanto na versão desktop quanto na nuvem, como um SaaS (software como serviço). Isso faz uma diferença enorme quando o gestor tem uma certa necessidade em tomar decisões importantes de negócio.

A rapidez de implementação facilita o trabalho do gestor de extrair insights a partir dos dados visualizados no Power BI. O software possui uma interface bastante intuitiva, permitindo uma análise robusta dentro de pouco tempo.

Acesso fácil

A facilidade de acesso do Power BI se dá pela sua compatibilidade em computadores e aparelhos móveis. O compartilhamento de planilhas, gráficos e relatórios é feito de forma bastante segura, permitindo uma ampla mobilidade ao colaborador, visto que ele pode abrir os arquivos em qualquer lugar com conexão à internet.

Visão integral da empresa

Em vez de mostrar um recorte da empresa, o Power BI mostra a companhia na sua totalidade. Isso é de grande importância, pois serve de base na tomada de melhores decisões, sendo possível integrar, por exemplo, os departamentos de:

  • marketing;
  • vendas;
  • financeiro;
  • contábil;
  • RH;
  • estoque.

Velocidade em análises

Empresas que querem ser relevantes precisam coletar dados de diversas fontes e formatos variados. O Power BI permite fazer isso de forma rápida, permitindo análises que podem ser atualizadas em tempo real, aumentando, assim, o nível de acerto das decisões tomadas pelos gestores.

Melhores tomadas de decisões

Quando as informações no Power BI são atualizadas várias vezes ao dia, isso propicia a implementação de ações de marketing e vendas mais efetivas, por exemplo. Mesmo se os resultados forem aquém do esperado, ajustes e melhorias podem ser identificados e realizados rapidamente.

Custo-benefício

O modelo de assinatura do Power BI é bastante vantajoso para as empresas, independentemente do porte. O pagamento mensal permite acessar diversas funcionalidades e recursos, trazendo um retorno considerável ao negócio, em termos de receita, competitividade e relevância no mercado.

Acreditamos que tenha entendido o que é Power BI e como ele funciona. A 4biit.com é uma empresa que pode prover esse tipo de solução, de modo a ajudar na implementação e máximo aproveitamento dos recursos de análises de dados da ferramenta. Por mais que seja um procedimento simples, contar com uma empresa especializada é de grande importância, dado que ela ajudará o cliente no uso mais estratégico dos seus dados.

Entre em contato conosco para entender melhor como a 4biit.com pode ser sua parceira na adoção do Power BI!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.