Por que adotar uma solução de backup na nuvem na empresa?

7 minutos para ler

Há alguns anos, as empresas salvavam seus arquivos digitais em dispositivos como pen drives e discos rígidos (internos ou externos). Caso algum desses equipamentos fosse danificado, a chance de que um documento sensível fosse perdido era enorme.

Felizmente, esse cenário pode ser evitado atualmente, com a contratação de uma boa solução de backup na nuvem. Neste artigo, explicaremos o que ela é e como ela pode otimizar os processos da sua empresa. Boa leitura!

O que é uma solução de backup na nuvem?

Iniciar o post discorrendo sobre o que é o backup em nuvem e como funciona na prática, explicando de forma breve como se diferencia de armazenamento local.

Para entender melhor, vamos começar diferenciando os conceitos de armazenamento e backup na nuvem. O primeiro, como o próprio nome sugere, é um serviço destinado ao arquivamento de arquivos. Seu principal objetivo é proteger as informações de problemas com discos rígidos e servidores, por exemplo, assim como de formatações e danos aos equipamentos físicos.

Já o backup na nuvem é uma prática destinada a criar cópias dos arquivos, mantendo as informações seguras mesmo se houver algum problema com os discos rígidos ou exclusão acidental de arquivos. Esse serviço é bastante utilizado no ambiente corporativo, já que ajuda as empresas a manterem dados sensíveis.

Assim, ao contrário do que ocorre com o armazenamento, possibilita a criação de rotinas de execução de backups. Com esse serviço, o contratante consegue agendar suas próprias rotinas de salvamento e visualizar históricos de arquivos copiados.

Quais são as vantagens desse serviço?

Para começar a entender melhor os benefícios desse serviço, podemos começar mostrando os três pilares do serviço de backup em nuvem, em termos operacionais. São eles:

  • a escalabilidade do armazenamento;
  • a capacidade de automação;
  • a disponibilidade do serviço.

O backup em nuvem garante que dados importantes para o trabalho de todos os colaboradores de uma determinada empresa estejam disponíveis para acesso de qualquer lugar e horário.

Assim, tudo isso demonstra que as empresas finalmente estão dando o passo definitivo para se livrarem de suas limitações físicas, como diversos dispositivos móveis que precisam ser transportados ou movidos. Agora, vamos conhecer outras importantes vantagens.

Agilidade na consulta aos arquivos

Muitas vezes, em soluções locais de backup, precisamos de algumas informações específicas, com datas mais distantes, que estão em HDs ou CDs guardados em locais de difícil acesso. Esses casos podem levar muito tempo até que os dados sejam recuperados.

Com um backup em nuvem, esse problema não acontece. Isso porque o espaço dedicado ao armazenamento é expansível. Dessa forma, todas as informações sempre estarão disponíveis, a qualquer momento.

Flexibilidade

Caso o volume de dados da sua empresa aumente rapidamente, não é preciso se desesperar. Com uma solução de backup na nuvem, você não ficará sem a cópia dos arquivos por falta de espaço em disco, por exemplo.

Isso porque o backup em nuvem é escalável e flexível, o que garante que os recursos dedicados ao serviço possam ser redimensionados de acordo com a necessidade de utilização do negócio.

Assim, uma solução de backup na nuvem é útil tanto para empresas que estão crescendo como para organizações já grandes — uma vez que ela atende companhias que operem com qualquer volume de dados!

Produtividade e mobilidade

Manter os arquivos e sistemas na nuvem concede aos funcionários a possibilidade acessá-los mesmo se eles não estiverem nas dependências das empresas. Com um bom serviço, os documentos podem ser abertos até mesmo em celulares e tablets — o que ajuda a elevar a produtividade geral.

Isso é ótimo para empresas que prezam por um modelo de mobilidade corporativa. Suponhamos que um colaborador esqueceu um determinado arquivo na empresa: com o login e senha, ele poderá abrir o documento no próprio celular.

Redução de custos

Com uma solução de backup na nuvem, a empresa paga apenas a mensalidade (ou anualidade) acordada com a companhia que fornece o serviço, dispensando a necessidade de uma infraestrutura própria e cara para manter um ambiente próprio de backup.

Além disso, a manutenção fica toda a cargo dos provedores, dispensando o gasto com reparos e consertos. Uma empresa que ainda aposte em guardar seus arquivos em discos rígidos externos, por exemplo, estará sempre gastando mais para adquirir mais equipamentos e mantê-los em bom funcionamento.

Segurança dos arquivos

O serviço de backup na nuvem também oferece mais segurança na hora de armazenar os dados. Isso se explica pelo fato de que eles são arquivos em um ambiente seguro e cuidado por profissionais especialistas nesse tipo de tecnologia.

Caso ocorra algum problema no sistema, as informações continuam disponíveis, uma vez que elas são armazenadas em servidores virtuais diversos. Isso garante que, em caso de falha em uma das unidades, outro servidor “assuma o papel” de disponibilizar os dados de maneira rápida e transparente ao usuário.

Como se não bastasse, todo o procedimento de cópia é automatizado. Assim, há menos intervenção manual nas rotinas de salvamento, o que diminui a incidência de erros humanos durante o procedimento.

Controle de acesso

Outra forma de reformar a segurança por meio do backup na nuvem pode ser exemplificada pelo controle de acesso. O serviço pode ser segmentado em níveis de credenciais para simplificar o acesso.

Supervisores poderão escolher as pessoas que poderão ter acesso a dados sensíveis, reduzindo os riscos de falha nos processos.

Como a 4biit.com pode ajudar?

A 4biit.com conta trabalha com um conjunto de ações que chamamos de Padrão de 4 Passos. Ele foi desenvolvido para ajudar as empresas a operarem de uma maneira mais inteligente, utilizando o melhor da tecnologia para otimizar seus processos.

Não à toa, a quarta etapa é chamada de Nuvem+Inteligente. Essa fase tem como principal característica a expansão do seu negócio com a aplicação dos nossos serviços em nuvem (cloud services).

Assim, o backup dos dados passa a ser feito automaticamente na nuvem, que é replicada em diversos datacenters espalhados pelo mundo. O controle de acesso aos recursos é feito de maneira ágil é centralizado pela empresa prestadora de serviços.

Por meio do serviço fornecido pela 4biit.com, toda a sua empresa terá acesso aos arquivos, sistemas e outros recursos em qualquer lugar. E o mais importante: o acesso é 100% seguro e estará disponível em 99,99% do tempo, pelo menos.

Com um ambiente transparente para sua equipe, os colaboradores poderão se comunica e interagir como se todas as pessoas estivessem reunidas no mesmo lugar — e com todas as vantagens do serviço de backup em nuvem que listamos no texto.

Como pudemos ver no artigo, a solução de backup na nuvem é moderna e otimiza empresas de qualquer segmento. Afinal, quem não quer ter acesso facilitado e rápido aos arquivos, independentemente do lugar onde se esteja? Os supervisores ainda poderão estabelecer controles de acesso para resguardar arquivos sensíveis.

E aí, gostou do artigo e quer conhecer melhor as soluções oferecidas pelo 4biit.com? Então, visite o nosso site e conheça tudo o que podemos fazer pela sua empresa!

Posts relacionados

3 comentários em “Por que adotar uma solução de backup na nuvem na empresa?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.