Saiba por que o monitoramento de rede é fundamental para a empresa

6 minutos para ler

Para garantir que todas as atividades de uma empresa estão funcionando de forma adequada, é ideal que os processos sejam acompanhados de perto. Esse tipo de raciocínio também pode ser aplicado à utilização da tecnologia no ambiente corporativo.

O monitoramento de rede é uma forma de manter a estrutura tecnológica da empresa sob controle. Com esse serviço, a contratante passa a contar com profissionais especializados em TI. Dessa forma, fica mais fácil detectar problemas, se antecipar aos erros e propor soluções rápidas.

Preparamos um post especial para que você conheça melhor o conceito, sua aplicação e seus inúmeros benefícios. Boa leitura!

O que é o monitoramento de rede?

O monitoramento de rede é o controle sistemático da infraestrutura de recursos físicos e lógicos de uma rede. Ele tem como base o acompanhamento metódico, de forma a possibilitar a identificação de ocorrências que afetem seus componentes, tais como interrupções na conexão com o provedor da internet.

É, portanto, o acompanhamento contínuo tanto dos equipamentos quanto da estrutura de TI da empresa, garantindo que a rede possa se manter estável. Isso é feito por meio de um conjunto de ações dedicadas a evitar falhas nos componentes virtuais e nos ativos da companhia que contrata o serviço.

O monitoramento de rede também acompanha falhas de roteador e problemas diversos de hardware, além de combater problemas derivados de um mau uso da rede corporativa por parte dos colaboradores. Dessa maneira, as máquinas, os servidores e os sistemas operacionais, por exemplo, são controlados de perto.

É importante destacar que o acompanhamento contínuo do ciclo de vida dos componentes proporciona a identificação de vulnerabilidades de forma ágil, antes que essas falhas possam comprometer todo o sistema.

Quais são as vantagens para as empresas?

Agora que conhecemos o conceito, é hora de apresentar os benefícios específicos do serviço para empresas de diferentes portes e segmentos.

Identificação rápida de falhas

Quando uma empresa passa a apostar no monitoramento da sua rede, os colaboradores serão informados sobre possíveis falhas. Isso ocorre por meio de alertas pré-programados de e-mail, notificações visuais ou em notificações em dashboards, por exemplo.

Tudo isso faz com que a equipe interna esteja bem informada em relação aos processos de TI. O interessante é que esses avisos podem chegar por e-mail, então até mesmo os colaboradores que não estiverem alocados na sede da empresa receberão o comunicado e poderão repassá-lo.

Desse modo, podemos exemplificar com uma falha nos processos de TI que ocorra no período noturno. Caso a infraestrutura daquela companhia esteja sendo monitorada, será possível solucionar o problema de forma remota, garantindo que todos possam usufruir do sistema normalmente no dia seguinte.

Além disso, o monitoramento de rede pode ser delegado a uma equipe terceirizada de especialistas por meio dos chamados NOCs (Network Operation Centers). Nesse modelo, o acompanhamento pode ser realizado de forma totalmente remota.

Proteção de dados corporativos

Com a capacidade de monitorar a rede corporativa, fica mais fácil até mesmo proteger os bancos de dados e a infraestrutura de TI como um todo. Isso se explica pelo conjunto de procedimentos automatizados que são adotados para identificar e combater ameaças virtuais, como vírus e ransomwares.

Manutenção preventiva

Uma das principais características do monitoramento de rede é a capacidade de se antecipar às falhas. Assim, os gestores passam a contar com alertas específicos e relatórios sobre os problemas que podem acometer o sistema.

Dessa maneira, podemos dizer que tanto a equipe interna quanto os colaboradores terceirizados conseguem elaborar ações preventivas antes mesmo do surgimento de ameaças significativas ao negócio.

Controles de acesso mais efetivos

Estabelecer senhas fortes é muito importante, mas não é o suficiente para impedir ataques virtuais. Os hackers não são leigos “tentando a sorte” na internet: são indivíduos que entendem muito de tecnologia e de como se aproveitar de falhas para benefício próprio.

Dessa maneira, temos aí outro importante benefício do monitoramento de rede, já que ele oferece ações como o bloqueio imediato de acesso após tentativas de invasão, por exemplo.

Atualizações de software

As atualizações de software e sistemas operacionais são imprescindíveis não apenas para manter a infraestrutura de TI funcionando com as novidades mais recentes, mas também para proteger a rede corporativa.

Como mencionamos anteriormente, os ciberataques são conduzidos por indivíduos com conhecimento avançado em tecnologia — os chamados hackers. Suas ações criminosas estão sempre sofrendo alterações para pegar os sistemas desprevenidos.

Uma falha significativa, que acaba expondo a empresa a esses ataques, é a falta de atualizações nos programas. Isso porque trabalhar com versões antigas faz com que as novas melhorias no combate às ameaças digitais não sejam incorporadas pelo negócio.

Redução de gastos gerais

Com um bom serviço de monitoramento de rede será possível observar uma queda no nível geral de falhas. Isso reduz as chances de paralisação dos serviços ou até mesmo do vazamento de dados confidenciais e informações dos clientes.

Dessa maneira, com a redução das falhas os gestores não precisarão mais recorrer a ações reativas. A empresa poderá reduzir os gastos relacionados às situações nos quais técnicos de tecnologia da informação são chamados às pressas para resolver uma falha que já está em andamento, causando prejuízos ao negócio.

Como a 4biit.com pode ajudar?

Para garantir isso, o ideal é contar com profissionais que entendam do assunto e possam prestar uma consultoria especializada. Após entrar em contato com esses parceiros, será bem mais fácil identificar as necessidades da sua rede e implementar soluções de acordo com as suas preferências.

A 4biit.com oferece um pacote amplo de serviços. Nele, estão incluídos o atendimento preventivo, o monitoramento de rede em tempo real, a otimização do acesso à internet e o aumento da segurança dos dados corporativos.

Como pudemos ver em nosso artigo, o acompanhamento é essencial para garantir a disponibilidade e reduzir as chances de paralisação das atividades da empresa. Além disso, é uma maneira de contar com suporte técnico de alto nível para o negócio.

E aí, curtiu o artigo e se interessou pela contratação de um serviço de monitoramento de rede para a sua própria empresa? Então, aproveite a visita e entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para atendê-lo!

Posts relacionados

Um comentário em “Saiba por que o monitoramento de rede é fundamental para a empresa

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.