Saiba quais são os benefícios de terceirizar o suporte de TI

7 minutos para ler

Para se manter competitiva no mercado, uma empresa precisa se atualizar constantemente em termos de tecnologia. O setor de TI deve ir muito além de resolver problemas do cotidiano da organização; ele deve estar em sintonia com os demais departamentos, no intuito de gerar uma maior coordenação, cooperação nas atividades internas do negócio e mapeamento de novas oportunidades antes não exploradas.

Neste post, você saberá a importância de contar com um suporte de TI terceirizado, conhecerá os muitos benefícios de contar com a ajuda de profissionais especializados e compreenderá o que é preciso saber antes de contratar uma empresa terceirizada. Por fim, explicaremos por que contratar uma equipe é melhor do que admitir várias pessoas.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o tema? Continue a leitura!

Por que é importante contar com um suporte de TI terceirizado?

Uma equipe especializada e experiente tende a ter um elevado grau de capacitação. Estará atualizada acerca das tendências tecnológicas e poderá incorporá-las no cotidiano da organização. Com o passar do tempo, a TI tornou-se muito mais do que simplesmente instalar, fazer manutenções e atualizar softwares.

O investimento em um suporte especializado implica em uma série de benefícios. Trouxemos uma lista e explicaremos cada benefício, de modo que se compreenda com riqueza de detalhes o quão é vantajoso para a organização como um todo.

Segurança

A preocupação com a privacidade e segurança dos dados deve ser constante. Nesse sentido, uma equipe especializada poderá oferecer meios de proteção das informações confidenciais do negócio, evitando ataques externos que venham a causar vazamento dos dados. Outra forma efetiva de assegurar a segurança das informações da organização é por meio de um SLA (Acordo de Nível de Serviço).

Mais foco

A especialização faz com que os colaboradores foquem apenas naquilo que é da sua competência. Em outras palavras, evita que um funcionário tenha de se deter em solucionar problemas da competência do setor de TI. Essa melhor divisão do trabalho contribui, consideravelmente, com a produtividade.

Licenças de software

Com o auxílio de um profissional especializado, os colaboradores poderão ter orientação melhor quanto ao uso correto das licenças de software. Isso ajuda a evitar problemas de ordem legal, como violações de direitos autorais.

Agilidade

Uma equipe de suporte terá profissionais e recursos para atender às mais variadas demandas do negócio de forma rápida. Além disso, eles podem também realizar chamados emergenciais fora do horário comercial e fazer o monitoramento ininterrupto dos dispositivos de hardware, software e da rede.

O acompanhamento da disponibilidade e performance dos sistemas e equipamentos permite que a TI se antecipe aos problemas. Logo, uma equipe especializada não vai esperar um colaborador ligar. Com base nos relatórios gerados pelos sistemas de monitoramento, os profissionais terão como evitar grandes interrupções nas rotinas internas da empresa, por meio de um atendimento remoto.

O que é preciso saber antes de contratar um suporte especializado?

É importante que se levante uma série de informações sobre o negócio. Dessa forma, será possível saber se há ou não a necessidade de contar com esse profissional. Confira agora tudo o que você precisa saber antes de contratar um suporte especializado.

Transparência das atividades

Contratando um suporte especializado, a empresa terá tranquilidade quanto ao registro e auditoria das informações. Todas as atividades realizadas pela equipe de TI são devidamente documentadas e ficam disponíveis para que o gestor da organização possa ter o acesso sempre que desejar. Nossa empresa conta com um sistema responsável por armazenar e disponibilizar essas informações acerca de todas as atividades do setor terceirizado de TI.

Compreender a economia do negócio

É de fundamental importância que haja um levantamento da necessidade e do custo de uma equipe de TI. Nesse sentido, fazer uma consulta em cada setor pode contribuir para listar em quais aspectos a empresa está precisando de melhorias em seus processos.

Saber qual solução causará o mínimo de interrupções ao negócio

Existem soluções de tecnologia que causam mais e menos interrupções nas rotinas da empresa. Por exemplo, em vez de mudanças na infraestrutura de TI, uma solução poderá ser, simplesmente, realocar sistemas e dados para a nuvem. Sem dúvida, essa segunda opção causará pouca interrupção nas atividades internas do negócio.

Simplificar os processos

Cada departamento deve documentar e executar os seus processos de forma simplificada. Logo, a contratação do suporte de TI ou o dimensionamento da equipe já contratada terá uma maior efetividade. A simplificação das rotinas é algo que passa diretamente pelo uso de sistemas de software automatizados.

Outro componente de grande importância são as soluções de Help Desk. Por meio desse serviço, os colaboradores podem fazer abertura de chamados por diversos meios, como chat, e-mail ou telefone. Além dessa facilidade, o sistema pode possibilitar o auto-atendimento em casos mais recorrentes. Dessa forma, o colaborador resolve seu problema ou dúvida em menos tempo, contribuindo para a sua maior produtividade.

Determinar os padrões de performance

A relação entre a contratante e a terceirizada é propensa a sofrer desgastes rapidamente. Isso se dá por conta do acompanhamento que é feito acerca do trabalho da equipe especializada. Nesse sentido, é importante que quem contratou o suporte utilize padrões para a medição da performance.

Optar por soluções de fácil usabilidade

O suporte se comunicará frequentemente com os colaboradores da empresa contratante. Logo, sistemas com interface intuitiva e relatórios eficientes contribuem para o melhor andamento não só da comunicação, mas também na colaboração mútua no trabalho de todos. A documentação dos processos internos é a chave para a harmonia entre os setores e a equipe terceirizada de TI.

Buscar referências sobre a empresa de TI

Antes de contratar, é primordial saber se a empresa terceirizada tem respaldo no mercado. Também é importante verificar a quantidade de profissionais remotos e a qualidade desse atendimento. Por fim, checar se a complexidade do negócio em termos de tecnologia pode ser gerenciada de forma eficiente pela empresa contratada.

Por que é melhor contratar uma empresa de TI em vez de várias pessoas?

Uma terceirizada terá mais experiência e resolverá problemas com mais agilidade. Sem contar no grau de especialização da equipe; para cada demanda interna do negócio, haverá um profissional com formação específica no intuito de resolver aquele problema com rapidez e eficiência. Normalmente, contratar várias pessoas não atende às demandas internas da organização de forma satisfatória e especializada.

Uma equipe também oferece sobre a vantagem de já estar adaptada e coordenada entre os integrantes. Outro fator importante que deve ser levado em conta é a economia, uma vez que os custos trabalhistas ficam sob inteira responsabilidade da empresa contratada.

A tecnologia é uma grande aliada dos negócios. Em muitas situações, pode significar crescimento e melhor posicionamento no mercado. Logo, contar com um suporte de TI terceirizado e integrado com os demais setores da empresa é de fundamental importância, no intuito de acompanhar todo o negócio; desde o monitoramento da rede e dos dispositivos até o mapeamento de novas oportunidades pela organização.

Entre em contato com a nossa empresa. Vamos solucionar todas as suas dúvidas sobre o tema!

Posts relacionados