Você conhece os pilares da segurança da informação? Saiba quais são!

A segurança da informação é um dos pontos mais importantes que as empresas precisam estar atentas. Como o Brasil é, atualmente, o terceiro país no ranking de nações que mais sofrem ciberataques no mundo (perdendo apenas para China e Estados Unidos), é fundamental saber como resguardar a sua empresa de problemas que possam complicar seu funcionamento.

Afinal, dados são parte fundamental dos negócios, são o “novo petróleo” e, por isso, merecem atenção para mantê-los protegidos ao longo do tempo. Sendo assim, é importante saber como implementar uma segurança da informação eficiente em seu negócio.

O primeiro passo, para isso, é conhecer os pilares da segurança da informação. Saiba mais sobre eles a seguir.

Confidencialidade

Considerado um dos primeiros pilares da segurança da informação, é o que garante que pessoas não-autorizadas não acessem os dados. É o elemento primário da privacidade, garantindo que informações pessoais, sensíveis e sigilosas não sejam obtidas por cybercriminosos ou pessoas indevidas. Uma das ferramentas utilizadas para isso é a criptografia.

Integridade

É um dos pilares que garante a precisão das informações obtidas em seu negócio durante todo o ciclo de vida da empresa. Assim, previne que dados sejam alterados por pessoas não autorizadas, seja de forma inadvertida, seja por erros humanos ou, ainda, por objetivos fraudulentos. Uma das ferramentas utilizadas para isso é o uso de certificados digitais, que atestam a não-alteração das informações.

Autenticidade

É o pilar no qual se garante a validação dos usuários, atestando sua identidade para acesso às informações. Ele é o ponto em que se observa os mecanismos de login e senha, por exemplo, garantindo palavras de acesso mais fortes e consistentes para evitar acessos fraudulentos.

Com isso, evita-se que hackers, portando login e senha (obtido de forma indevida), possam ter acesso a determinadas ferramentas e informações. Por meio dele, por exemplo, é que são reforçados mecanismos como gerenciadores de senha, acessos biométricos e autenticação de dois fatores.

Disponibilidade

Os dados precisam estar disponíveis sempre que forem solicitados, ou seja, é fundamental garantir que eles estejam acessíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelos usuários que precisam trabalhar com essas informações.

Assim, é o pilar no qual se institui mecanismos para estabilidade dos bancos de dados, eliminação de falhas nos sistemas, realização de manutenções, eliminação de falhas, atualização de plataformas, escolha de fornecedores robustos para bancos de dados, entre outros.

Irretratabilidade

A irretratabilidade é, também, conhecida como “não-repúdio”. É uma forma de atestar a autoria dos dados presentes na empresa, de forma que a pessoa ou entidade não possa negar que foi ela a criá-lo. É utilizado, por exemplo, para atestar os dados de transações on-line e assinatura de documentos eletrônicos, evitando a negação de ações dos usuários.

Cuidar dos pilares da segurança da informação é fundamental para que você garanta mais proteção para as informações da sua empresa. Algumas formas de reforçar esses pilares e garantir boas práticas são:

  • utilize criptografia;
  • centralize as ferramentas de segurança da informação em uma única plataforma;
  • faça procedimentos de conformidade;
  • realize checklists dos procedimentos de segurança;
  • tenha bons fornecedores como parceiros;
  • conte com empresas especializadas para realizar boas práticas e políticas de segurança da informação.

Como falamos, saber mais sobre os pilares da segurança da informação permite que você cuide melhor da sua empresa. Então, aproveite e veja quais são os riscos envolvidos nessas questões.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Digite o seu e-mail principal e receba o melhor da tecnologia para o seu negócio!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.